terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ônibus ensina educação ambiental

Estudantes tiveram contato com palestras, vídeos educativos e exemplos acerca da importância do cuidado com o meio ambiente


Open in new window
Foto: Divulgação
- Os alunos tiveram contato com materiais pedagógicos como murais, fotos e vídeos

Del Rodrigues
Especial para A Tribuna


O vereador Trudpert Allan Leite Riestierer, o Tutinho, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveram a vinda do Eco Bus para Rio das Pedras. O ônibus foi instalado na Praça Donato Marino Neto (Igreja Bom Jesus), na última quinta-feira, 25.

O Eco Bus é um projeto desenvolvido pela Associação Barco Escola da Natureza, através do Programa Voluntário Ambiental. Alunos da rede municipal puderam visitar o veículo modificado, que tem como objetivo levar educação ambiental para a população de diversos municípios.

Durante a apresentação os estudantes tiveram contato com palestras, vídeos educativos e exemplos acerca da importância do cuidado com o meio ambiente. “Foi muito importante esse tipo de atividade com as crianças. Elas podem se tornar agentes multiplicadores no futuro, começando com a conscientização dos seus pais acerca da preservação”, comentou Tutinho.

Alguns exemplos de reciclagem também foram citados aos estudantes, como as sacolas biodegradáveis feitas com amido de milho. “São ações que se praticadas em nosso cotidiano podem redirecionar o futuro do planeta”, disse Tutinho, que afirmou que nos próximos anos pretende que o ônibus se instale na cidade por mais dias. “Acredito que toda a população deva visitar o Eco Bus. Somente através da educação é possível uma conscientização”, comentou.

Projetos ambientais têm como objetivo suscitar a reflexão acerca das modificações que o planeta Terra vem sofrendo no último século, em decorrência da Revolução Industrial, visando ações que minimizem os impactos ambientais. O Eco Bus, com a interatividade dos seus materiais, permitiu que os alunos assimilassem as informações de maneira prática.

Os alunos também tiveram contato com materiais pedagógicos dinâmicos, como o mural com informativos, fotos relacionadas à problemática ambiental, videoteca entre outros. O trabalho desenvolvido pela Associação Barco Escola da Natureza conta com o patrocínio das empresas CPFL Energia, Petrobras, Del Valle, Conpacel e Goodyear.

Fonte:http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=7738

Nenhum comentário:

Postar um comentário