quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Iveco vai produzir ônibus no país até 2013

Ana Paula Machado (amachado@brasileconomico.com.br)
04/11/10


Presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu: “Vamos entrar no segmento que mais cresce no Brasil, o de ônibus médio e pesado”

Presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu: “Vamos entrar no segmento que mais cresce no Brasil, o de ônibus médio e pesado”


Dentro do plano de deter até 15% das vendas de veículos pesados no mercado brasileiro até 2015, a Iveco Latin America já prepara a entrada no mercado de ônibus.

O presidente da empresa, Marco Mazzu, disse que os primeiros veículos serão produzidos na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais, entre 2013 e 2014 e serão montados a partir de chassis de caminhões médios e pesados da marca.

"Hoje, já temos uma plataforma vendida no mercado brasileiro de microônibus. Agora, estamos trabalhando em duas grandes plataformas acima desse segmento e no primeiro momento vamos montar a partir dos chassis dos nossos caminhões."

Segundo o executivo, nos próximos investimentos da companhia no Brasil, o orçamento deve compreender o período entre 2011 e 2015, já estará contemplada a produção de ônibus maiores em Sete Lagoas.

"Assim, vamos entrar no segmento que mais cresce no Brasil, o de ônibus médios e pesados que podem ser usados no transporte urbano ou rodoviário", disse Mazzu.

A Iveco faz parte do grupo Fiat que anunciou aportes no país de R$ 10 bilhões. O executivo ressaltou que na estratégia da companhia para os próximos cinco anos incluirá a expansão da fábrica para contar com uma linha de montagem para ônibus médios e pesados no país.

Produção na Europa


A montadora italiana já tem ônibus rodando nos países da Europa e mantém produção na Itália e França. A marca vende no mundo cerca de 9 mil unidades por ano. No Brasil, a Iveco só produz microônibus que são dedicados ao transporte escolar.

A empresa vendeu até setembro deste ano 465 unidades, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A companhia completa neste ano 10 anos de operação no Brasil, e ao final de 2010 já terá cerca de 10% de participação no mercado de caminhões. A empresa concorre em todos os segmentos desde leves aos superpesados.

Segundo dados da Anfavea, a montadora italiana comercializou 9,78 mil unidades entre janeiro e outubro deste ano, um crescimento de 80,9% no comparativo com o volume vendido em 2009, que totalizou 5,4 mil unidades.

"A meta é deter 15% do mercado brasileiro em 2015. É um objetivo plenamente possível, pois, as perspectivas de crescimento do país nos darão sustentação para isso."

E, além de uma linha de ônibus, Mazzu informou que o país poderá fabricar o caminhão superpesado 8x4, que hoje é importado da Espanha.

"Dependendo do crescimento do mercado, há possibilidade de se fabricar este modelo aqui", ressaltou o executivo. O 8X4 da Iveco é usado nas minas de exploração de minério de ferro, em substituição aos caminhões fora de estrada que normalmente são operados dentro das minas.


Fonte:Brasil Economico

http://www.brasileconomico.com.br/noticias/iveco-vai-produzir-onibus-no-pais-ate-2013_93852.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário