segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Transcarioca terá R$ 1,2 bi do BNDES

Novo BRT vai ligar bairro da Tijuca a Aeroporto

25 de Novembro de 2010



Visando ampliar sua estrutura de transporte para atender a demanda de passageiros provenientes da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, a cidade do Rio de Janeiro receberá aproximadamente R$ 1,2 bilhões do BNDES para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca.


O sistema ligará a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte. Anunciados nesta semana, os recursos correspondem a 74,5% do investimento total destinado às obras de infraestrutura (viário, estações e terminais de integração, entre outras) necessárias à operação do BRT.

De acordo com a prefeitura fluminense, o sistema contemplará um corredor viário de duas faixas segregadas, uma em cada sentido, e terá aproximadamente 39 quilômetros de extensão (28 na ligação Barra – Penha e 11 na ligação Penha – Ilha do Governador).

A princípio, os ônibus utilizados serão movidos a diesel. A utilização de carros híbridos ou elétricos é uma possibilidade ainda em estudo. O objetivo é utilizar este projeto como piloto para a racionalização e o ordenamento do sistema de transporte coletivo municipal, por meio de ações estruturais, que permitam integrar os diversos modos (trem, metrô, ônibus, barca e bicicleta).

Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20527-bndes-cedera-r-12-bi-a-transcarioca-

Nenhum comentário:

Postar um comentário