quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SP terá frota de ônibus movido a etanol

25 de Novembro de 2010

Scania vai produzir 50 unidades do modelo

scania, ônibus movido a etanol, transporte de passageirosVeículos serão entregues em maio do próximo ano

O etanol acaba de conquistar um novo e importante adepto: o transporte público da cidade de São Paulo. Na manhã desta quinta-feira, 25, a Prefeitura do município, a Scania, a Cosan, a Viação Metropolitana, a SPTrans e a Unica (União das Indústrias de Cana de Açúcar) assinaram um protocolo de intenções para viabilizar a utilização de 50 ônibus movidos com este tipo de combustível na frota paulista.

Sven Antonsson, presidente da Scania Latin America, destaca que “esta é uma excelente solução não apenas pelas qualidades ambientais, mas também pela sua viabilidade em relação à disponibilidade do combustível”.

Para Marcos Jank, presidente da Unica, esta é uma data histórica para o setor sucroenergético brasileiro. “Trata-se de uma quebra de paradigmas. Temos a certeza que esta ação pioneira servirá como exemplo para que outras cidades do País adotem o uso de etanol em suas frotas de ônibus”, comemora.

De acordo com a montadora, todos os veículos serão entregues à Viação Metropolitana em maio do próximo ano. “Os ônibus serão produzidos em nossa unidade de São Bernardo do Campo até abril, quando seguirão para o encarroçamento”, destaca Roberto Leoncini, diretor geral de Vendas e Serviços da fabricante.

Segundo informações do Grupo Metropolitana, da qual a empresa de transporte faz parte, ao que tudo indica, os modelos serão encarroçados pela Caio. “Hoje temos 340 veículos. Com esta medida – que demandará um investimento de aproximadamente R$ 22 milhões – vamos substituir 50 modelos movidos a diesel”, destaca Niege Chaves, presidente do Grupo.

Testes

Segundo informações da Scania, a viabilização deste projeto deve-se aos testes realizados desde 2007 que constatam a eficiência dos motores movidos a etanol. De acordo com dados da montadora, com o uso deste tipo de combustível é possível reduzir em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera.

“Todo o conhecimento a respeito da tecnologia de motores a etanol adquiridos pela Scania com as análises feitas em São Paulo e Estocolmo, na Suécia – que possui hoje 25% da frota circulante com este tipo de combustível – estão nos veículos que serão disponibilizados neste contrato”, destaca Antonsson.

Frota sustentável

Conforme afirmação do secretário de transportes da cidade, Marcelo Branco, este é o primeiro passo para que toda a frota de ônibus do município seja sustentável. “Nossa meta é que em 2018 estejamos com nossa matriz de transportes absolutamente limpa”.

Para que isso aconteça, a prefeitura prevê impulsionar ainda mais o uso de etanol do transporte público além de fomentar a retomada dos tróleibus. “O etanol será a alternativa para onde a rede elétrica não está instalada”. Valores de investimentos para conquistar estes resultados não foram apresentados pelo secretário.

Questão de saúde pública

Além das questões ambientais, outro ponto bastante ressaltado por todos os executivos na cerimônia de assinatura do protocolo foi o benefício à saúde pública. De acordo com uma pesquisa realizada pelo médico Paulo Saldiva, cujos números foram usados para apoiar a iniciativa da capital paulista, aproximadamente quatro mil pessoas morrem anualmente em consequência de problemas causados pela poluição do ar.

O custo da poluição para a saúde, somando-se internações, mortalidade e redução da expectativa de vida, chega a US$ 1,5 bilhão de dólares. “Finalmente entramos em um ciclo benéfico em todas as especificidades. É bom para o setor sucroenergético, para o meio ambiente e para a população”, conclui Jank.


Fonte:Webtranspo: Elizabete Vasconcelos - Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20532-sp-tera-frota-de-onibus-movido-a-etanol

Nenhum comentário:

Postar um comentário