Estudantes tiveram contato com palestras, vídeos educativos e exemplos acerca da importância do cuidado com o meio ambiente Foto: Divulgação - Os alunos tiveram contato com materiais pedagógicos como murais, fotos e vídeos Del Rodrigues Especial para A Tribuna O vereador Trudpert Allan Leite Riestierer, o Tutinho, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveram a vinda do Eco Bus para Rio das Pedras. O ônibus foi instalado na Praça Donato Marino Neto (Igreja Bom Jesus), na última quinta-feira, 25. O Eco Bus é um projeto desenvolvido pela Associação Barco Escola da Natureza, através do Programa Voluntário Ambiental. Alunos da rede municipal puderam visitar o veículo modificado, que tem como objetivo levar educação ambiental para a população de diversos municípios. Durante a apresentação os estudantes tiveram contato com palestras, vídeos educativos e exemplos acerca da importância do cuidado com o meio ambiente. “Foi muito importante esse tipo de atividade com as crianças. Elas podem se tornar agentes multiplicadores no futuro, começando com a conscientização dos seus pais acerca da preservação”, comentou Tutinho. Alguns exemplos de reciclagem também foram citados aos estudantes, como as sacolas biodegradáveis feitas com amido de milho. “São ações que se praticadas em nosso cotidiano podem redirecionar o futuro do planeta”, disse Tutinho, que afirmou que nos próximos anos pretende que o ônibus se instale na cidade por mais dias. “Acredito que toda a população deva visitar o Eco Bus. Somente através da educação é possível uma conscientização”, comentou. Projetos ambientais têm como objetivo suscitar a reflexão acerca das modificações que o planeta Terra vem sofrendo no último século, em decorrência da Revolução Industrial, visando ações que minimizem os impactos ambientais. O Eco Bus, com a interatividade dos seus materiais, permitiu que os alunos assimilassem as informações de maneira prática. Os alunos também tiveram contato com materiais pedagógicos dinâmicos, como o mural com informativos, fotos relacionadas à problemática ambiental, videoteca entre outros. O trabalho desenvolvido pela Associação Barco Escola da Natureza conta com o patrocínio das empresas CPFL Energia, Petrobras, Del Valle, Conpacel e Goodyear. Fonte:http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=7738 |
Moradores assistem enquanto os bombeiros tentam levantar um ônibus que caiu de uma estrada em um barranco com a chuva forte em Bouznika, perto de Rabat, matando pelo menos 24 pessoas
Foto: AFP
Pelo menos 30 pessoas já morreram por causa das chuvas e inundações em Marrocos, disseram autoridades nesta terça-feira. A agência estatal de notícias MAP afirmou que 24 pessoas morreram quando um ônibus foi arrastado por uma enxurrada na cidade litorânea de Bouznika, ao sul de Rabat.
A fonte disse que continua a busca por pessoas desaparecidas, entre as quais está um "chefe adjunto" da Defesa Civil.
O ônibus, no qual viajava um número indeterminado de passageiros, caiu ao redor das 7h10 local (5h10 no horário de Brasília) no rio Agbar, por causa das fortes chuvas que castigaram a região nas últimas horas.
Segundo as mesmas fontes, os passageiros do ônibus eram trabalhadores de uma fábrica de peças de automóveis que fica em Buznika e, no momento do acidente, retornavam a seus lares em Mohammedia, uma cidade localizada entre Rabat e Casablanca.
Segundo um comunicado do Ministério do Interior, o rei Mohammed VI de Marrocos assumirá pessoalmente as despesas do enterro das vítimas e os custos de hospitalização dos feridos no acidente.
Outras cinco pessoas morreram e seis ficaram desaparecidas nas últimas 24 horas em diferentes partes do país em consequência de ventos e chuvas, que paralisaram a metade norte do Marrocos.
A estrada que une Casablanca ao aeroporto Mohammed V, assim como o acesso ao mesmo por trem, foram fechadas temporariamente.
O Escritório Nacional de Aeroportos explicou que isto causou atrasos nos voos devido à chegada tardia dos passageiros, e afirmou que o acesso a outros aeroportos do país não sofreu alterações por enquanto.
Com informações de agências internacionais
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4819072-EI294,00-Queda+de+onibus+em+rio+mata+pessoas+no+Marrocos.html