Sistema reduz consumo e poluentes na atmosfera
20 de Outubro de 2010
Durante duas semanas o novo protótipo de ônibus híbrido (Hibribus) diesel/elétrico, desenvolvido pela Volvo Bus Latin America, será testado na cidade de São Paulo. O veículo será utilizado em uma linha que liga a Cidade Universitária à Aclimação. Da capital, o modelo seguirá para o Rio de Janeiro e, posteriormente, a Bogotá, na Colômbia.
A avaliação da montadora começará nesta sexta-feira, 22, para, a partir de comparação de desempenho com os modelos de propulsão normal, comprovar a viabilidade técnica e econômica dessa nova matriz energética, que pode reduzir em 35% o consumo de combustível e de 80% a 90% a emissão de poluentes.
Se os resultados dos testes forem satisfatórios, a Volvo poderá iniciar a produção na unidade fabril paranaense a partir de 2012, com investimentos que podem atingir US$ 30 milhões, segundo Luis Carlos Pimenta, presidente da empresa. Na Europa, a companhia já comercializou 150 unidades desde o mês de abril.
Mesmo sem a confirmação da Volvo, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, afirmou que gostaria de ter perto de 200 unidades circulando até maio do ano que vem, momento em que a capital receberá representantes das 40 maiores cidades do mundo para um evento de sustentabilidade. Tais modelos poderiam vir da fábrica na Suécia.
Sem falar em valores, a montadora estima que um ônibus híbrido custará algo em torno de 50% a mais do que os modelos convencionais. Entretanto, Lorençon garante que “o investimento inicial tem condições de ser recuperado durante a vida útil do veículo”.
Duas fontes de tração
A tecnologia híbrida possui um motor elétrico – de 160 cavalos de potência -, que é utilizado pelo motorista para arrancar o ônibus até chegar a uma velocidade de 20 quilômetros por hora. A partir daí, entra em ação o motor a diesel, de 210 cavalos. A energia gerada pelas freadas vai recarregar as baterias do ônibus e, enquanto ele estiver parado, o motor a diesel fica desligado.
O chassis 7700 Hybrid, segundo a Volvo, tem capacidade para até 80 passageiros, sendo 32 usuários sentados. O modelo possui piso é 100% baixo, o que permite embarques e desembarques no mesmo nível da calçada. O motor a diesel está colocado na parte traseira, enquanto as baterias que movem o motor elétrico ficam no teto do veículo.
O modelo ficará em testes na capital por 15 dias e segue para as outras capitais. De acordo com a Volvo, retornará em março de 2011 para testes definitivos. A avaliação em São Paulo será realizada pelo Consórcio Sudoeste em parceria com a SPTrans e a Fundação Clinton.
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