quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Primeiro ônibus com teto verde circula em Nova York

13/10/2010

Entre os benefícios do ônibus de telhado verde estão a diminuição do aquecimento urbano, absorção de CO2 e gerenciamento das águas da chuva


Divulgação
Protótipo chamado de Bus Roots ajuda a diminuir ilhas de calor na cidade, artifício ecológico que poderá ser extendido para mais de 4,5 mil ônibus.

São Paulo - A natureza não está muito presente nas grandes cidades. A maioria dos centros urbanos é repleta de concretos, ferro e asfalto. Para dar um toque diferente a essa realidade, o designer Marco Antonio Cosio criou o Bus Roots, um ônibus que possui um verdadeiro "jardim em seu teto".


Cidades como Nova York, por exemplo, não possuem mais espaço para o crescimento de áreas verdes. O Bus Roots nasceu com o objetivo de ser a solução para esse problema tão comum nas grandes metrópoles. Além de ajudar a diminuir as ilhas de calor nos centros intensamente urbanizados,o ônibus ecológico traz a natureza às cidades e melhora a qualidade de vida das pessoas.

O intuito do designer é conseguir plantar, em média, 15 hectares de plantas em 4500 ônibus de Nova York, EUA. A área ocupada pelos jardins seria equivalente a quatro Bryant Parks localizado na mesma cidade. A ideia surgiu para uma competição conhecida como DesignWala Grand Idea Competition e conquistou o segundo lugar na premiação. O projeto objetiva conectar novamente as comunidades urbanas à natureza, e melhorar a qualidade do ambiente ao redor.

O Bus Roots possui efeito estético, isolação térmica e acústica, sistema de absorção de CO2 e funciona como um restaurador do habitat e instrumento de educação pública e recreação. A criação é um projeto público e divertido, que levanta questões como: agricultura urbana e nômade, remediação ambiental, novos modelos de vida e educação, padrões de migração e transporte.

Fonte:http://portalexame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/primeiro-onibus-teto-verde-circula-nova-york-603854.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário