quinta-feira, 14 de outubro de 2010

NTU apresenta propostas para o próximo governo

Entidade aponta soluções para a mobilidade urbana.
14/10/2010










Redação AB

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) defende a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) como a alternativa mais adequada para solucionar problemas de transporte público em cidades com mais de 500 mil habitantes. Interessada na criação de diretrizes para uma futura política nacional de mobilidade urbana a entidade apresentou um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e no Senado, o PLC número 166/2010, com o objetivo de promover a integração entre os diferentes meios de transportes.


Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU, defende que o projeto de lei, se for aprovado, servirá como instrumento de integração das ações de planejamento e desenvolvimento urbano. Quanto ao BRT, Bicalho destaca as questões de custo para implantação e de avanço tecnológico que ajudam na redução de emissões.



“A adoção do BRT é a solução que melhor atende às limitações econômicas e de tempo enfrentadas atualmente, além de ser ambientalmente correta. A partir de 2012 as emissões devem cair ainda mais com a adoção de motores padrão P-7, movidos a óleo diesel com baixos teores de enxofre e dotados de filtros cerâmicos nos escapamentos”, comenta.



A NTU sugere ainda a criação de meios para inibir o uso excessivo dos automóveis, como a implantação do pedágio urbano. Outro ponto defendido pela associação é a necessidade do governo custear as gratuidades, já que 34% dos usuários do transporte público têm direito a descontos nas tarifas.



“Esses benefícios são importantes ferramentas de inclusão social e defendemos sua manutenção. Entretanto, eles não devem onerar os usuários pagantes. Com novas fontes de custeio, é possível reduzir o preço das passagens em cerca de 17%”, explica Bicalho.


Fonte:http://www.automotivebusiness.com.br/noticia_det.aspx?id_noticia=8232

Nenhum comentário:

Postar um comentário