Objetivo é aumentar velocidade dos coletivos em 15%
Daia Oliver/R7
O secretário municipal de Transportes,
Marcelo Branco
segunda-feira (10) que estuda implementar
três novos corredores de ônibus. O principal
deles será na Radial Leste – via que faz a
ligação entre as zonas leste e centro.
Estudo preliminar da Secretaria Municipal
de Transportes aponta que o corredor
ligará a avenida Aricanduva e ao parque
Dom Pedro II - o que daria
aproximadamente 9 km de extensão.
Outro corredor vai ligar as estações do Metrô Capão Redondo (linha 5-Lilás) até o Vila Sônia (linha 4-Amarelo). O terceiro vai partir do terminal de ônibus Casa Verde e vai até o centro – o itinerário ainda está por ser definido.
No total, serão investidos R$ 60 milhões nesses corredores e em uma rótula central – um conjunto de vias que vai circular a região central da cidade. O governo municipal quer que as obras comecem a ser executadas ainda neste ano. Não foram prometidas datas para as inaugurações.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco, a meta é ampliar a velocidade dos corredores de ônibus em 15%. Outra ação que deve auxiliar a prefeitura a chegar a essa meta é a requalificação de sete corredores de ônibus.
Reportagem do R7 de maio do ano passado apontou que os coletivos andam com velocidade entre 12 km/h e 19 km/h nas faixas exclusivas – menos que uma carroça ou um maratonista. A informação era da pesquisa Desempenho do Sistema Viário Principal de 2009. O R7 pediu diversas vezes aos órgãos de trânsito da cidade os dados atualizados dessa pesquisa, que é realizada anualmente, mas não houve retorno.
Esse aumento na velocidade média, de acordo com branco, seria o equivalente a inserir 2.250 novos ônibus em São Paulo. Em setembro de 2010, o R7 noticiou que a capacidade dos ônibus na cidade cresceu 1% entre 2005 e 2009, enquanto o número de viagens aumentou 15% no mesmo período.
As metas dos corredores se inserem dentro de um grupo de objetivos anunciados nesta segunda-feira (10) pela prefeitura. O governo municipal também pretende investir R$ 1 bilhão no Metrô e reduzir a velocidade máxima das vias de São Paulo a fim de diminuir em 10% as mortes no trânsito.
Fonte: Portal R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário