quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ônibus de São Paulo terão Painéis Indicadores de Velocidade

Ônibus de São Paulo terão Painéis Indicadores de Velocidade

A partir deste ano, os ônibus da cidade de São Paulo passarão a

circular com um Painel Indicador de Velocidade, visível a todos

os passageiros. A medida vai permitir um maior controle da

velocidade praticada pelos motoristas, uma vez que, na cidade, os

ônibus devem circular com a velocidade máxima de 60 km/h. Em

algumas regiões a velocidade máxima é de 40 km/h e, nos

corredores, os coletivos não devam passar de 50 km/h.

O equipamento é uma inovação nos transportes públicos e já está

em teste em um veículo híbrido, operado pela Via Sul Transporte.

As empresas têm até dois anos para instalá-lo em toda a frota.

Após esse período, caso não o tenham feito, serão autuadas.

Assessoria de Comunicação Social – SPTrans

sábado, 15 de janeiro de 2011

Aracaju - Marinete do Forró alegra turistas no verão 2011

14/01/2011

clique para ampliar
Fotos: Alejandro Zambrana
clique para ampliar
Ônibus movido a forró voltou a circular pelas ruas da cidade
clique para ampliar
Visitantes durante uma das paradas do city tour, no Mirante da 13 de Julho
clique para ampliar
clique para ampliar
Passeios gratuitos seguem até o próximo mês
clique para ampliar
Lelia de Souza

Um ônibus movido a forró. É assim que pode ser definida a Marinete de Forró, que voltou a circular pelas ruas da capital sergipana nessa quinta-feira, dia 13. A iniciativa é da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), em parceria com a Viação Progresso. A proposta é conduzir aracajuanos e visitantes por um city tour gratuito, com direito a guia de turismo, música e muita animação.

A viagem começa na Orla de Atalaia, com a visita da Marinete aos hotéis. Ao som do trio pé-de-serra de Robertinho dos Oito Baixos, o ônibus decorado percorre seu roteiro. O guia Paulo César aproveitava os intervalos entre uma ‘sanfonia' e outra para apresentar aos visitantes os pontos turísticos da capital sergipana. "A Marinete do Forro surgiu da idéia de mostrar ao visitante os lugares mais significativos da cidade, dentro de um transporte especial animado pelo autêntico forró", explica o guia.

O passeio do ônibus se diferencia pela alegria que envolve todos que estão a bordo. "Estou maravilhada com essa iniciativa. Os organizadores estão de parabéns, pois essa é uma forma diferente e bonita de apresentar a cidade", elogiou a professora Lelia de Souza, de Itabuna (BA), que está em Aracaju pela primeira vez. "É um projeto importante para Aracaju, pois recepciona muito bem o turista. A prefeitura está de parabéns", disse Cláudio Meirelles, de Salvador (BA).

Enquanto os turistas aproveitam cada detalhe do passeio, o motorista Manoel Nascimento realiza o percurso com atenção, garantindo segurança e conforto durante a viagem. "Valorizo bastante esse tipo de iniciativa. Acho que é uma forma de trabalhar com prazer, compartilhando a alegria dos músicos e dos passageiros, e ao mesmo tempo apresentando a cidade para eles", disse Manoel, que conduz a Marinete do Forró há cinco anos.

Música

A Marinete não seria tão empolgante sem a música tocada no interior do veículo. É por isso que o trio de forró pé-de-serra formado por Robertinho dos Oito Baixos, Nivaldo do Triângulo e Val da Zabumba é o coração do ônibus. Tocando quase sem parar enquanto o ônibus está em movimento, o trio canta e incentiva os passageiros a fazerem o mesmo. Robertinho mostra toda a sonoridade da sanfona, ao mesmo tempo em que dança pelo corredor do veículo.

"Já são 10 anos de Marinete e tenho muito orgulho dessa história. No começo parece difícil dançar, cantar e tocar ao mesmo tempo, enquanto o ônibus se movimenta. Mas após algum tempo já dá pra se acostumar e tudo acaba sendo espontâneo", diz o sanfoneiro, filho dos forrozeiros Gerson Filho e Clemilda, mostrando que carrega no sangue o forró pé-de-serra que está na raiz cultural de Sergipe.

Roteiro

O city tour gratuito sai do Hotel da Costa e segue pelos hotéis da avenida Santos Dumont na Orla de Atalaia antes de seguir pelos pontos turísticos. Após buscar passageiros no último hotel, o Parque dos Coqueiros, o ônibus segue para o Mirante Treze de Julho, Orla do Bairro Industrial, Colina do Santo Antônio, Praça Olímpio Campos e Mercados Municipais, retornando à Orla de Atalaia para o desembarque.

A Marinete do Forró Verão 2011 circula pela capital de quinta a domingo, a partir das 14h. Os passeios vão até 13 de fevereiro. Na semana do Pré-Caju, que acontece de 20 a 23 de janeiro, o ônibus jardineira circulará apenas pela manhã, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone (79) 3179-3682.


Fonte: Prefeitura Municipal de Aracaju

http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=44395

IPATINGA - Divergências entre usuários de ônibus

Empresa alega que usuários reclamaram dos coletivos com ar refrigerado

12/01/2011

Gizelle Ferreira
I008278.jpg

IPATINGA – No Vale do Aço, a frota de coletivos urbanos soma 184 veículos. Deste total, 118 rodam em Ipatinga, 38 em Timóteo e 28 em Coronel Fabriciano.

O transporte público é administrado pela Autotrans, que detém a concessão do serviço desde 2006 em Ipatinga e Timóteo, e desde 2007 em Coronel Fabriciano.

Em quatro anos, a frota foi renovada com a substituição de antigos veículos por outros equipados com elevador para atender às normas de acessibilidade.

A última substituição foi feita em junho, quando foram trocados 11 ônibus em Ipatinga, três em Fabriciano e o mesmo número em Timóteo.

No entanto, o que nunca ocorreu desde 2003 – quando o serviço de transporte ainda era administrado pela Águia Branca - foi a renovação da frota dos ônibus dotados com ar condicionado. Atualmente, os 61 veículos equipados com sistema de ar circulam em Ipatinga e Timóteo.

Para a principal cidade do Vale do Aço, são apenas 43 ônibus com o sistema de refrigeração para atender a uma população de 239.177 (Censo 2010).

Mas, de acordo com a gerente de comunicação da Autotrans, com sede em Belo Horizonte, Gabriela Lessa, a frota de veículos no Vale do Aço que possui ar tende a permanecer a mesma.

Ela explica que a empresa só não investiu em veículos refrigerados devido a reclamações da população. “Houve muitas reclamações de usuários que não gostam de ar condicionado. As queixas pioraram na época da gripe suína, quando alguns passageiros tiveram medo de andar em ônibus fechado”, citou.

Ainda segundo Gabriela, futuramente será realizada uma pesquisa de satisfação junto aos usuários para estudar a viabilidade de inserir mais ônibus dotados com o sistema.

Outra explicação é que a empresa priorizou o investimento em veículos com elevadores para se adaptar às normas de acessibilidade.

Para Coronel Fabriciano, a representante da Autotrans informou que a frota irá continuar do mesmo jeito, sem ar. Mas também será realizada uma pesquisa de satisfação junto aos usuários fabricianenses.

Fonte: Jornal Diário do Aço
Veja a matéria completa em:
http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=51650

Jaguari - Prefeitura adquire novo ônibus para a educação









Fonte: Miguel Monte


A administração municipal de Jaguari recebeu esta semana um novo ônibus, marca Volkswagem, amarelo, com 48 lugares para estudantes, adquirido no valor de R$ 198 mil – recursos próprios do município – dentro do programa federal Caminhos da Escola. Para o prefeito João Mário Cristofari, o novo veículo irá contribuir para a qualificação do transporte escolar de alunos da rede municipal de ensino, melhorando assim a frota do Transporte Escolar.


Conforme o prefeito, o novo ônibus foi adquirido através de processo licitatório no ano passado, mas somente agora em janeiro de 2011 foi entregue ao Poder Público Municipal. “Portanto, esta já é uma conquista velha. Queremos novas conquistas neste ano que inicia”, ressaltou o prefeito, satisfeito com a aquisição.




Fonte:http://www.radiojaguari.com.br/site.php?pg=noticia&id=387

Notícia Postada em 06/01/2011 por: Orestes bertoncheli





São Carlos - Abrigos em pontos de ônibus atenderão antiga reivindicação, diz Freire

O vereador Equimarcílias Freire (PPL) afirmou que desde o início do mandato, em 2009, vem intercedendo junto à Prefeitura para que atenda à reivindicação dos moradores e instale abrigos novos pontos de ônibus da cidade. Segundo o vereador, o problema será resolvido neste ano, com a implantação de pelo menos 200 novos abrigos com cobertura de fibra de vidro, para maior conforto dos usuários do sistema de ônibus da cidade. A instalação será feita pelas secretarias de Transporte e Trânsito e de Obras, por meio do Programa Pró-Transporte, que envolve recursos de R$ 5 milhões e 870 mil, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal no final do ano passado. O projeto visa à melhoria do sistema de transporte urbano de passageiros em São Carlos e prevê outras medidas, como duas estações de integração, cinco corredores viários, serviço de informação ao usuário e unidade de concepção de projeto de reestruturação da rede de transporte coletivo.

No primeiro semestre, conforme já anunciou a Prefeitura, os novos abrigos serão instalados nos bairros Jardim São João Batista, Tijuco Preto, Vila Costa do Sol, Vila São José, Jardim Santa Paula, Vila Parque Industrial, Jardim Pacaembu, Vila Sônia, Jardim Gonzaga, Cruzeiro do Sul, Cidade Aracy, Antenor Garcia, Jardim Dona Francisca, Castelo Branco, São Carlos VI, VIII, I, Jardim das Torres, Jardim Beatriz, Jardim Medeiros, Bicão, Américo Alves Margarido, Parque Santa Felícia, Recreio São Judas Tadeu, Jardim Embaré, Cidade Jardim, Residencial Samambaia, Varjão, Parque Faber II, Jardim Tangará, Vila Boa Vista, Astolpho Luis do Prado e Jardim Itamaraty.

Freire destacou o empenho do prefeito Oswaldo Barba e do secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, em atender a essa antiga reivindicação da população. “Quero enaltecer e manifestar meus agradecimentos ao prefeito, que atendendo à necessidade dos usuários de ônibus em nossa cidade, adota essa medida de forma ampla, comprovando que um governo moderno e humano se preocupa em humanizar o transporte coletivo na cidade de São Carlos”, disse.

De acordo com o vereador, na baixada do Mercado Municipal, além de uma nova cobertura nos pontos de ônibus na rua Dona Alexandrina e Avenida São Carlos, a população terá um novo ponto de recarga do cartão BIS que permite a integração entre linhas de ônibus circulares no município.


fotos

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chuva causa transtornos nos serviços de trem e ônibus em SP

11.01 - São Paulo/SP:  Caminhão atravessa área alagada na Marginal Tietê, após madrugada de intensa chuva. Foto: Reinaldo Marques/Terra

Caminhão tenta cruzar a Marginal Tietê após alagamento provocado pela forte chuva
Foto: Reinaldo Marques/Terra

11 de janeiro de 2011

As fortes chuvas que atingiram São Paulo na madrugada desta terça-feira causaram problemas na circulação de trens e ônibus. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), um alagamento que atinge a região metropolitana de São Paulo provocou a interrupção do serviço entre as estações Caieiras e Franco da Rocha, na linha 7-Rubi.

De acordo com a companhia, desde o começo da manhã até por volta das 9h - quando o serviço foi normalizado - os trens circularam apenas entre as estações Luz e Caieiras e entre Franco da Rocha e Jundiaí, nesta linha. O sistema de transporte gratuito por ônibus foi acionado.

Já a São Paulo Transportes (SPTrans) informou que, devido a falta de energia elétrica provocada pelas fortes chuvas da madrugada, na região das avenidas Mateo Bei e Rio das Pedras, na zona leste da cidade, os trólebus não estão operando desde às 8h. A Eletropaulo foi acionada e trabalhava no local por volta das 9h para resolver o problema.

Segundo a SPTrans, as linhas de trólebus que atendem a região são: 2290/10 Terminal São Mateus - Terminal Parque Dom Pedro II e 342M/10 Terminal São Mateus - Terminal Penha. A companhia solicitou aos usuários dos dois serviços a utilizarem as linhas de ônibus abastecidas por veículos à diesel, que passam pelo local.

Aeroportos
Segundo a Infraero, no aeroporto de Guarulhos dos 78 voos programados para decolar até as 11h, 36 (46,2%) registraram atrasos. Segundo a empresa, a chuva que atingiu a região na noite de ontem e nesta madrugada colaborou com os atrasos, mas o aeroporto opera normalmente. Em Congonhas, foi registrado atraso em 14 dos 80 voos programados (17,5%). O aeroporto opera com o auxílio de instrumentos desde as 6h de hoje devido à chuva.


Fonte: Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4883386-EI8139,00-Chuva+causa+transtornos+nos+servicos+de+trem+e+onibus+em+SP.html

Ônibus para Nova Friburgo são cancelados em rodoviária do Rio

Rodrigo Teixeira
Direto do Rio de Janeiro

As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro desde terça-feira afetaram também as linhas de ônibus que fazem o transporte entre a capital fluminense e as cidades atingidas. O único veículo que partiu de Nova Friburgo para o Rio nesta quarta-feira chegou ao seu destino apenas às 7h30. Todos as outras viagens da viação 1001 foram canceladas.

Já o último ônibus da linha que faz o caminho inverso, do Rio para Nova Friburgo, saiu às 16h50 sob autorização especial. Ainda há uma linha com destino a Friburgo na rodoviária Novo Rio, no bairro de Gamboa, na zona portuária, programada para as 19h10 que aguarda a confirmação.

As linhas até Petrópolis e Teresópolis, cidades atingidas pelas chuvas desde a noite de terça-feira, estão circulando normalmente, com viagens de hora em hora desde a rodoviária Novo Rio. Para Nova Friburgo, onde as estradas de acesso foram mais atingidas, a circulação de ônibus é restrita, pois a prioridade é o tráfego de da defesa civil e de energia.

Até o fim da tarde desta quarta-feira, segundo levantamento feito pelo Terra a partir de dados das defesas civis municipais, as fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio de Janeiro provocaram a morte de pelo menos 139 pessoas desde a noite de terça-feira. Entre as vítimas, estão três bombeiros que seguiam para Nova Friburgo para auxiliar no resgate de famílias soterradas.


Fonte: Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4886567-EI17544,00-Onibus+para+Nova+Friburgo+sao+cancelados+em+rodoviaria+do+Rio.html

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Prefeitura de SP anuncia 3 novos corredores de ônibus; via na Radial Leste vai ligar centro e av. Aricanduva

10/01/2011

Objetivo é aumentar velocidade dos coletivos em 15%

João Varella, do R7
Daia Oliver/R7
Daia Oliver/R7

O secretário municipal de Transportes,

Marcelo Branco

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta
segunda-feira (10) que estuda implementar
três novos corredores de ônibus. O principal
deles será na Radial Leste – via que faz a
ligação entre as zonas leste e centro.
Estudo preliminar da Secretaria Municipal
de Transportes aponta que o corredor
ligará a avenida Aricanduva e ao parque
Dom Pedro II - o que daria
aproximadamente 9 km de extensão.


Outro corredor vai ligar as estações do Metrô Capão Redondo (linha 5-Lilás) até o Vila Sônia (linha 4-Amarelo). O terceiro vai partir do terminal de ônibus Casa Verde e vai até o centro – o itinerário ainda está por ser definido.

No total, serão investidos R$ 60 milhões nesses corredores e em uma rótula central – um conjunto de vias que vai circular a região central da cidade. O governo municipal quer que as obras comecem a ser executadas ainda neste ano. Não foram prometidas datas para as inaugurações.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco, a meta é ampliar a velocidade dos corredores de ônibus em 15%. Outra ação que deve auxiliar a prefeitura a chegar a essa meta é a requalificação de sete corredores de ônibus.

Reportagem do R7 de maio do ano passado apontou que os coletivos andam com velocidade entre 12 km/h e 19 km/h nas faixas exclusivas – menos que uma carroça ou um maratonista. A informação era da pesquisa Desempenho do Sistema Viário Principal de 2009. O R7 pediu diversas vezes aos órgãos de trânsito da cidade os dados atualizados dessa pesquisa, que é realizada anualmente, mas não houve retorno.

Esse aumento na velocidade média, de acordo com branco, seria o equivalente a inserir 2.250 novos ônibus em São Paulo. Em setembro de 2010, o R7 noticiou que a capacidade dos ônibus na cidade cresceu 1% entre 2005 e 2009, enquanto o número de viagens aumentou 15% no mesmo período.

As metas dos corredores se inserem dentro de um grupo de objetivos anunciados nesta segunda-feira (10) pela prefeitura. O governo municipal também pretende investir R$ 1 bilhão no Metrô e reduzir a velocidade máxima das vias de São Paulo a fim de diminuir em 10% as mortes no trânsito.


Fonte: Portal R7

http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/prefeitura-de-sp-anuncia-tres-novos-corredores-de-onibus-20110110.html

Transporte coletivo de Rondonópolis recebe dez novos ônibus

10/01/2011
Foto: agencia Pauta Pronta
Todos os veículos são equipados para a acessibilidade de portadores de necessidades especiais

Para garantir um transporte coletivo digno para a população de Rondonópolis, a empresa Transportes Coletivos Cidade de Pedra entregou na manhã desse sábado (08-01), na Praça Brasil, uma frota de dez ônibus novos e com acessibilidade aos deficientes físicos. Atualmente a frota de 66 ônibus conta com uma média de três anos de uso, sendo que por lei a média estabelecida é dez anos, desta forma, a empresa é destaque como a mais nova do Estado. Nessa renovação foram investidos aproximadamente três milhões de reais.

Mensalmente, segundo o diretor da Cidade de Pedra, Paulo Sérgio da Silva, a empresa atende 800 mil passageiros e em média a frota de carros roda 405 mil quilômetros por mês. Silva revela que os novos ônibus são totalmente equipados para melhor atender portadores de deficiência física, com plataformas modernas acionadas por controles, para facilitar a acessibilidade dessas pessoas. ”Lembrando que quando se fala em inclusão social e acessibilidade, a Cidade de Pedra vem colocando em prática essa ação. Pensando no bem estar da população a empresa acredita que investindo no transporte coletivo é a melhor forma de servir bem. Além de termos bons carros em serviço são disponibilizados também profissionais capacitados”.

Paulo Sérgio ressalta ainda que a iniciativa atende a reivindicação feita pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis. Na oportunidade o prefeito José Carlos do Pátio, agradeceu a Cidade de Pedra pelo cumprimento do compromisso estabelecido com a prefeitura. “Há seis meses foi entregue uma frota de dez carros e, nesse momento mais dez ônibus foram apresentados para melhor atender a população usuária de transporte público. O nosso objetivo é de fornecer um transporte digno as pessoas que necessitam desse serviço”, diz o prefeito.

Também presente na entrega dos ônibus, o secretário de Transporte e Trânsito do Município, Rodrigo Lugli, destaca que essa renovação da frota representa a humanização do transporte coletivo e a preocupação que a empresa Cidade de Pedra e o município têm em atender os passageiros com mais qualidade, respeito e dignidade. “Para a prefeitura é um passo muito grande, mostramos para população, que quando conferimos a concessão a empresa Cidade de Pedra, pensamos também no cidadão, no respeito ao usuário, pois sabíamos da responsabilidade que essa empresa tem perante a comunidade de Rondonópolis”, conta Rodrigo.


Fonte: Primeira Hora

http://primeirahora.com.br/site/index.php?pg=noticia&intNotID=47417

Micro-ônibus mais espaçoso e moderno circula em Parnaiba

06/01/2011

Para atender a demanda dos parnaibanos e as exigências estabelecidas ao transporte público municipal que há tempos vive um drama, a COORPETRAMP - Cooperativa de Transporte Alternativo de Parnaiba, colocou a disposição dos usuários do transporte um novo modelo de veículo, que ainda está em fase experimental que deverá atender e suprir as necessidades dos passageiros.
O veículo é mais espaçoso e conta com 25 acentos, trava elétrica nas duas portas, sistema de câmera e catraca.
A idéia agrada aos usuários, e de acordo com o novo projeto se aprovado contará com uma frota de 40 veículos.
Serão investidos cerca de 7 milhões na compra dos novos micro-ônibus, que além de modernos, trarão segurança e conforto aos parnaibanos.

novo modelo de veículo
novo modelo de veículo

Fonte: 180º
http://180graus.com/parnaiba/micro-onibus-mais-espacoso-e-moderno-circula-em-parnaiba-391403.html

sábado, 8 de janeiro de 2011

Peruanos clandestinos e turista russo: viajantes da Interoceânica

Passageiros embarcam na primeira rota de ônibus que percorre a nova rodovia, que passa pelo Acre e atravessa o Peru

Claudia Facchini, iG São Paulo | 07/01/2011


No dia 19 de dezembro, partia ao meio-dia da rodoviária do Tietê, em São Paulo, o ônibus da Expresso Ormeño, a primeira companhia a oferecer a rota entre São Paulo e Lima, no Peru, pela nova rodovia Interoceânica. A estrada, que atravessa a fronteira brasileira pelo Acre e chega a até três portos do Peru, é a realização do antigo sonho de promover a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Ônibus da Expresso Ormeño
Foto: David Santos jr/ Fotoarena

Ônibus da Expresso Ormeño

As obras foram iniciadas há cerca de cinco anos, a um custo de R$ 1,5 bilhão aproximadamente.

De São Paulo a Lima, o ônibus da Ormeño vai percorrer 5.800 quilômetros, por cinco dias, passando pelos trechos 1,2 e 3 da Interoceânica, que se estende por 2.600 quilômetros, parte deles por uma região de selva amazônica. De São Paulo, os viajantes vão a Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco e Assis, que faz fronteira com a cidade peruana Iñapari. De lá, o ônibus segue para Puerto Maldonado, Cuzco, Abancay, Nazca e Lima.

No guichê da Ormeño, na Tietê, começam a chegar os passageiros que embarcarão na terceira viagem realizada pela companhia de ônibus peruana, às vésperas do Natal. A nova rota foi inaugurada no dia 25 de novembro, com saídas a cada quinze dias. Serão cerca de quatro dias de viagem até Cuzco, uma das principais cidades do Peru, e mais um dia, pelo menos, até Lima.

Viajantes

Os passageiros são quase todos peruanos e muitos reagem com desconfianças a qualquer abordagem. Alguns são clandestinos e trabalham ilegalmente no Brasil. A família de Escudero Morales, de 37 anos, vive em Cuzco, mas ele trabalha em São Paulo em uma confecção de roupas como costureiro. “No Peru, só tem trabalho muito pesado, na construção. Aqui, há mais opções pelo menos. Prefiro trabalhar com costura”, afirma.

Maria Del Carmem, como se apresenta uma peruana de 19 anos, chegou há dois meses em São Paulo acompanhada de uma amiga, de quem se perdeu e não tem mais notícias. Com documentos irregulares e sem condições de sobreviver, a adolescente foi acolhida por uma igreja adventista , na Zona Sul de São Paulo, que entrou em contato com a embaixada peruana e com a instituição de apoio Casa Del Pueblo. Membros da igreja arrecadaram o dinheiro para que Maria Del Carmem pudesse voltar para casa.

O ônibus está bastante ocupado, para a felicidade do representante comercial da companhia rodoviária, Oscar Vásquez-Solis, que ajuda no atendimento aos passageiros - às vezes de forma impaciente. O maior problema é saber o quanto eles vão levar de bagagem, afirma. Alguns não levam todas as suas malas até o guichê da companhia, o que atrapalha a contagem, explica. "Mas o mais importante é que você diga que estamos lotados", diz.

A passagem, só de ida, custa R$ 425 até Lima e R$ 380 até Cuzco. A companhia informa que concede descontos para os bilhetes de ida e volta São Paulo-Lima, que custam R$ 765.

Por esse valor, Claudia Lizávraga, estudante de canto lírico de 22 anos, poderá passar o Natal com a família em Cuzco. Mas, ainda assim, a viagem pesa no bolso. “Você sabe se tem um banheiro que eu não preciso pagar para entrar aqui na rodoviária (do Tietê)?”, pergunta Claudia.

Ela e seus três amigos peruanos, que também embarcaram no ônibus pela Interoceânica, contam que estudam música de graça no conservatório de Tatuí, no interior de São Paulo. Lucia Seijas, de 33 anos, é flautista, Cesar Urbina, de 22 anos, é clarinetista e Fernando Félix, de 22 anos, saxofonista.

A nova rota pela rodovia Interoceânica, diz Lucia, facilitou bastante a viagem. Antes, para ir de São Paulo a Lima, era preciso passar pela Bolívia ou pelo Chile. “Agora, embarcamos no ônibus e vamos direto para o Peru, sem atravessar outras fronteiras”, conta.

Machu Picchu

Em meio aos passageiros que se aglomeram para entrar no ônibus, na plataforma 35, se destaca um turista russo, Mike Kaverin, de 34 anos. Ele e seu amigo holandês, Andrey van de Vall, vão a Cuzco para visitar as ruínas incas de Machu Picchu e se interessaram pela viagem, que passa pela Amazônia. Com a nova rota, não será preciso passar pelo Chile, que exige visto para os russos, ao contrário do Brasil, diz Kaverin. “Mas será que as estradas estão em bom estado?”, pergunta, preocupado, antes de entrar de ônibus. “Boa sorte”, respondo.


Fonte:IG

http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/peruanos+clandestinos+e+turista+russo+viajantes+da+interoceanica/n1237927426783.html#0

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Renovada, frota escolar guairense recebeu mais três novos veículos

03/01/2011 - Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Ass Imprensa









O último dia de expediente (30) no Paço Municipal em 2.010 foi marcado pela chegada de três novos ônibus especialmente destinados ao transporte escolar. Os veículos foram entregues pelo gerente do Banco do Brasil, Rudi Scheusele, e ficaram expostos em frente ao prédio da Prefeitura. Segundo informações, cada ônibus custa 212 mil reais e tem capacidade para abrigar 60 alunos.

Os novos veículos vão reforçar a frota escolar guairense, que em 2010 obteve um substancial investimento. Ao todo, a Prefeitura adquiriu 10 novos ônibus escolares, alguns deles completamente adaptados para receber alunos cadeirantes.

A simbólica entrega dos novos ônibus contou com as presenças da secretária de Educação e Cultura, Edilaine Villalba Ortiz Comunello, do vereador Almir Bueno e também do prefeito Manoel Kuba.



Outras Fotos


Fonte: Prefeitura Municipal de Guairá

http://www.guaira.pr.gov.br/?pg=noticia&id=1354

São José do Norte-Micro-ônibus novos chegam ao Município

07-01-2011

Foto: Divulgação

Dois micro-ônibus novos, com 32 lugares cada, no valor de R$ 304 mil, foram recebidos por representantes do poder Executivo nortense na quinta-feira, 6, na balsa que realiza a travessia entre Rio Grande e São José do Norte. Os veículos vão entrar em funcionamento a partir do dia 28 de fevereiro, data em que se inicia o ano letivo 2011 na rede municipal e estadual de ensino.


No atracadouro da balsa o representante comercial da empresa pelotense Sobre Eixo, Huigor Oliz, entregou ao prefeito em exercício, Zeny Oliveira, e ao titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Isabel Chaves as chaves dos coletivos.


As novas aquisições irão unir-se à frota escolar municipal que já possui 24 veículos e que realiza o transporte escolar dos alunos da área rural para a cidade.
Assessoria



Fonte: Jornal Agora

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=9&n=6126

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Prefeito entrega 04 ônibus escolares para educação em Jateí

05 de Janeiro de 2011

Os ônibus da marca IVECO CITYCLASS 70C16 são preparados para trabalhar nas mais severas condições, menos impacto e mais conforto aos alunos


Foto: José Carlos / Fátima News

Arilson entrega 04 novo ônibus no município de Jateí


Iniciando o ano de 2011 com muitas conquistas, o prefeito Arilson Nascimento Targino (PSDB) apresentou à população de Jateí quatro novos micro-ônibus zero km, que estará a disposição no transporte escolar dos alunos da zona rural.

Adquiridos pelo Programa Caminho da Escola/FNDE, num valor de R$492.000,00 (quatrocentos e noventa e dois mil reais) com recursos próprios da prefeitura através de financiamento, na cor amarelo, com capacidade para cada um transportar 30 passageiros sentados (incluindo motorista), e ainda adaptação com cadeira de rodas inclusa para o aluno que tiver problema de locomoção. Os ônibus da marca IVECO CITYCLASS 70C16 são preparados para trabalhar nas mais severas condições, menos impacto e mais conforto aos alunos.

O prefeito Arilson Targino comemora a conquista que marcou o município com algo inédito, quatro novos ônibus zero quilômetros, com total segurança e conforto no transporte dos alunos da zona rural de Jateí. “Trabalhamos visando sempre no que ha de melhor para nossa população, em destaque o setor da educação, na qual temos uma extensão viária muito grande, sendo assim com os novos ônibus estaremos dando melhores condições para o aluno chegar com mais rapidez e segurança na escola”, destaca o prefeito.

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantindo segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.


Fonte:http://www.regiaonews.com.br/exibe.php?id=113795&cod_editorial=1&url=exibe.php&pag=35921&busca=

Guarantã do Norte-Prefeito Chico Compra mais três ônibus novos

05/01/2011

Assessoria Chico do Garimpão, prefeito de Guarantã do Norte

O ano de 2011 começou com a administração municipal trabalhando a todo vapor, os projetos estão caminhando para que durante esse ano muitas obras sejam realizadas.

Já estão no pátio da prefeitura dois dos três ônibus novos que foram comprados com recursos próprios e fazem parte da renovação da frota escolar.

A secretária de educação Terezinha Paraíba observa que com essa ultima aquisição totalizam 8 ônibus novos o que vem trazendo vários benefícios a comunidade escolar “quando assumimos a secretaria encontramos uma frota antiga, com problemas freqüentes inclusive de segurança causando transtornos graves junto a comunidade escolar, hoje essa realidade é diferente, com o empenho do Prefeito Chico do Garimpão, a parceria com Governo Federal e do Governo do Estado através do nosso Governador Silval Barbosa conseguimos 2 ônibus novos do Programa Caminho da Escola com recurso Federal, mais 3 também do programa Caminho da Escola com recurso Estadual e agora essa aquisição de mais 3 ônibus novos com recursos próprios, o nosso objetivo é proporcionar mais comodidade e segurança aos alunos usuários do transporte escolar”.

O Prefeito Chico afirma mais uma vez seu compromisso com a educação do nosso município “a educação sempre será prioridade em nosso governo, entendemos a necessidade de oferecer mais conforto e segurança para nossas crianças no trajeto de casa até a escola e a renovação da frota foi um passo importante, além disso, estamos investindo em cursos de formação para os profissionais da área e também na estrutura física, ainda nesse ano vamos construir uma super creche do Pro Infância que deverá atender a demanda do bairro Jardim Vitória e região vizinha, o que queremos é isso, conseguir realizar nossos projetos junto a educação do nosso município” finalizou o Prefeito.

Fonte: http://www.peixotoonline.com.br/index.asp?Pagina=Noticias&NomeTipoMateria=Geral&CodigoMateria=88250&CodigoTipoMateria=14


Mercedes-Benz do Brasil alcançou o recorde de produção de caminhões e ônibus em 2010

Empresa fabricou mais de 73 mil caminhões e ônibus.

06/01/2011



Redação AB

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou o recorde de produção de caminhões e ônibus em 2010. Foram 73.700 veículos fabricados na planta de São Bernardo do Campo, em São Paulo, sendo aproximadamente 47.100 caminhões e 26.600 chassis de ônibus.

Outro recorde foi registrado na fabricação de agregados, com 93 mil motores, cerca de 60 mil câmbios e mais de 180 mil eixos produzidos. "Esse marco histórico de produção é fruto do incremento das vendas nesse ano e representa um crescimento de 38% em relação a 2009", afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

Caminhões na fábrica de Juiz de Fora

Com a previsão de que a planta de São Bernardo do Campo atingirá capacidade máxima de produção em breve, a fabricante já se prepara para continuar a atender plenamente a demanda do mercado, que será alta nos próximos anos, por isso passará a fabricar caminhões também na unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. A partir de 2011, as linhas Actros e Accelo serão produzidas nesta unidade.


Fonte:Automotivebusiness

http://www.automotivebusiness.com.br/noticia_det.aspx?id_noticia=8993

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Novo ônibus do ABC deve chegar à cidade de Natal nesta terça-feira

Novo ônibus deve chegar à capital potiguar na terça

Novo ônibus deve chegar à capital potiguar na terça

Depois de comemorar o acesso no final de 2010, os torcedores do ABC – e especialmente os jogadores e a comissão técnica – ganharam um novo presente neste início de ano: o novo ônibus do clube potiguar.

Para comemorar a chegada do veículo, a diretoria abecedista pensou na torcida e sorteou 30 torcedores – durante o “Show da Timemania” – para a primeira viagem no “Ônibus Mais Querido”.

O veículo saiu da cidade de Erechim (RS) na última quarta-feira e, conforme informou o presidente Rubens Dantas através do Twitter oficial do ABC, deve chegar à cidade de Natal nesta terça-feira.

Segundo informou a assessoria do ABC, dos vinte e dois atletas que começarão a pré-temporada, apenas dois ainda não compareceram ao clube esta manhã: o lateral-esquerdo Renatinho Potiguar e o atacante Leandrão.

Ambos, porém, já confirmaram apresentação para o treino da tarde desta segunda-feira. Os cinco novos reforços para a temporada - Totonho, Reinaldo, Alessandro Lopes, Léo Olinda e Ray - já se apresentaram.

03/01/2011

Fonte: Do UOL Esporte

Em São Paulo

Governo do Estado deve reativar linha férrea entre Santos e São Paulo

2 de janeiro de 2011

Santos-São Paulo


Sandro Thadeu


Créditos: Fernanda Luz

O Governo do Estado pretende reativar a linha ferroviária de passageiros ligando a Capital a Santos. Esse foi um dos últimos atos da direção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos na gestão de Alberto Goldman (PSDB).

A licitação para realizar estudos de viabilidade técnica, definir o traçado e elaborar o projeto funcional foi lançada no último dia 31. O edital estará disponível às empresas interessadas a partir desta segunda-feira.

Dessa forma, São Paulo pretende concretizar a ideia divulgada no ano passado de criar uma nova opção de transporte coletivo que ligasse as duas regiões metropolitanas.

A pretensão é que as viagens comecem a ser feitas a partir de 2014, ano em que o Brasil será sede da Copa do Mundo. Com o projeto finalizado, o Estado deverá construir novos trajetos ferroviários entre o Planalto e o Litoral.

A linha atual é administrada pela MRS Logística e possui um movimento constante de cargas com direção ao Porto de Santos, o que inviabiliza o aproveitamento da mesma para o transporte de passageiros.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=72970&idDepartamento=5&idCategoria=2

Papa considera projetos da ponte e VLT essenciais para o desenvolvimento da região

Segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Baixada Santista


Eraldo José dos Santos


Créditos: Reprodução
A ponte ligando Santos a Guarujá é uma reivindicação dos prefeitos

As críticas sobre a não destinação de recursos no orçamento do Estado para a implantação da primeira etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a construção da ponte entre Santos e Guarujá, na avaliação do prefeito de Santos, João Paulo Papa, são precipitadas. "Eu acredito no compromisso do governador Geraldo Alckmin. O futuro da Baixada Santista depende desses dois projetos".

Papa salientou que é otimista em relação aos dois projetos e, mesmo diante da complexidade e alto custo, os considera essenciais para o desenvolvimento da região. "A Baixada Santista está passando por uma vigorosa transformação e vamos precisar de transporte de qualidade, que será representado pelo VLT". O prefeito lembrou que a primeira etapa do projeto vai contemplar o trecho entre Santos e São Vicente, mas logo vai se expandir para o Litoral Sul. Papa observou que o VLT é parte integrante do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que consiste na concessão de todo o transporte intermunicipal da Região da Baixada Santista.

Atualmente as empresas de ônibus que operam linhas intermunicipais atuam mediante autorizações, algumas ainda concedidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Com a licitação do projeto, o objetivo é modernizar a frota e reestruturar as linhas metropolitanas e implantar o chamado metrô leve ou VLT. Para isso, o vencedor da licitação implantará o sistema mediante a cobrança de tarifa, cabendo ao Estado a entrega da área­ o trecho por onde circulava o extinto Trem Intrametropolitano. Papa ressalta que uma das grandes vantagens é que o Estado não terá que gastar com desapropriações, o que já foi feito no passado.


Apesar de a licitação estar suspensa por conta de uma liminar judicial obtida pela Viação Piracicabana, Papa acredita que ainda neste primeiro semestre a situação estará contornada e o processo licitatório terá prosseguimento. Trata-se de uma concorrência para a concessão privada do sistema, cabendo a empresa vencedoraa implantação do sistema, mediante a cobrança de tarifa.


Ponte


No caso da ligação seca com Guarujá, o prefeito salientou que primeiro o governador terá que decidir o traçado do projeto que será executado. Há a proposta da ponte na Ponta da Praia, ou uma outra, ligando a Via Anchieta à Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera-Guarujá). Definido o local, o Estado terá que decidir ainda se será uma ligação pública (sem a cobrança de pedágio) ou mediante cobrança de tarifa.

Na primeira hipótese haverá a necessidade de destinação de recursos no orçamento, masse o Estado optar por uma ligação pedagiada, não há a necessidade de dotação orçamentária, cabendo apenas a licitação da obra. Isso porque os custos pela execução do projeto passam à responsabilidade da empresa vencedora do certame, cuja contrapartida será o pedágio durante o período de concessão.


Prefeitos se mantêm otimistas


Mesmo não estando relacionada no Orçamento de 2011 do Estado, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, disse estar convicta de que o governador Geraldo Alckmin vai viabilizar a construção da ligação, por ponte, entre Santos e Guarujá. A prefeita destacou que a obra é fundamental para o desenvolvimento de Guarujá e de toda a região, além de já ter sido discutida exaustivamente, razão pela qual não tem por que não acreditar que o empreendimento não será feito.


"Havendo vontade política do governador, e estou convicta de que haverá, a ponte vai ser viabilizada. Além disso já estamos nos preparando para as obras de complementares". Do ponto de vista orçamentário, o não relacionamento da obra na previsão de despesas, na avaliação de Maria Antonieta, não inviabiliza o projeto. "Existe a possibilidade de remanejamento e o projeto poderá ser contemplado por conta dos recursos destinados a obras de infraestrutura", ressaltou.


A prefeita enfatizou que não só a ponte, como a instalação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia), na cidade, é outra aspiração de Guarujá, que deverá cumprida pelo governador Geraldo Alckmin. "Ele (Alckmin) já foi governador e conhece as prioridades da região e em especial de Guarujá. O governador sabe da necessidade de formação de mão de obra para preparar a região para os novos desafios do desenvolvimento. Por isso acredito no concretização desses dois projetos", afirmou a prefeita.


Estratégia


O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, disse que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, voltou a enfatizar, em seu discurso de posse, a importância de ampliar a malha ferroviária do Estado. No discurso, citou também São Vicente e, por isso, Tércio acredita que o Estado fará todo o empenho para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).


Tércio ressaltou que a inclusão de apenas R$ 1 mil na peça orçamentária pode representar uma estratégia governamental no sentido de garantir a rubrica. Depois o governo pode remanejar recursos para a execução dos projetos. Assim como o prefeito de Santos, Tércio acredita que o governador, por conhecer a fundo os problemas da Baixada Santista, vai se empenhar no sentido de viabilizar as obras necessárias para acompanhar o desenvolvimento da região.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos