quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sprinter 313 une desempenho e conforto

23 de Dezembro de 2010

Webtranspo testa modelo de luxo da Mercedes

Sprinter 2011 terá novos itens de série

O Portal Webtranspo foi conferir o desempenho da MB Sprinter 313 CDI Executiva destinada ao transporte de passageiros que, em 2011, chegará ao mercado nacional com novos itens de série. Com a missão de analisar o modelo, eu, Marco Garcia, me dirigi até a sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), onde estava à minha disposição um modelo de luxo, medindo 3,5 metros de entreeixo, com capacidade para transportar dez pessoas (motorista mais nove passageiros).

Já no pátio da fábrica, Filipe Neves, consultor de vendas e marketing de vans da marca, fez questão de salientar algumas novidades, como vidros elétricos, retrovisores externos elétricos com aquecimento e travamento de portas centralizado no controle remoto. No entanto, o maior destaque ficou por conta dos sistemas de segurança ABS/ASR e airbag para o condutor. Outro atributo que também foi ressaltado foi o câmbio automatizado Sprintshift de seis marchas, que o cliente poderá adquirir como opcional.

Ao lado de Klauber Harmuch, técnico em demonstração da marca, que me acompanhou no teste, tive o desafio de percorrer um trajeto de 189 quilômetros, que incluiu um percurso rápido pelas ruas e avenidas do bairro da Saúde, em São Paulo, e uma viagem para a cidade de Praia Grande, no litoral sul do Estado.

Modelo tem capacidade para transportar dez pessoasNa maior parte do tempo viajei no banco ao lado do motorista, entretanto, em determinado trecho passei a ocupar outras posições na parte traseira; desta forma pude conferir todo o conforto aplicado pela montadora nesta versão.

Espaçoso, o modelo traz poltronas reclináveis com estofado macio. Além disso, os passageiros podem desfrutar do ar-condicionado que trabalha bem, atingindo todos os pontos da van.

Visibilidade

Na posição de “co-piloto”, a visibilidade que a van oferece chama a atenção. O amplo pára-brisa e os espelhos retrovisores bem posicionados são aliados do condutor na tarefa de dirigir.

“Com a cabine alta posso enxergar vários veículos que estão a minha frente. Desta forma consigo prever o que está se passando mais adiante e evitar possíveis acidentes”, frisou Harmuch. Aliás, a disposição do painel também amplia a segurança na condução. Ergonômico, ele traz todos os botões ao alcance do condutor. “Não preciso esticar o braço, isso aumenta a minha segurança”, prosseguiu o técnico.

Um ponto negativo verificado nessa versão da Sprinter 313 CDI é a falta de ajustes de altura para os bancos do motorista e do acompanhante. Entretanto, para Harmuch, esse detalhe não chega a ser problema, uma vez que a poltrona oferece regulagens horizontais e de reclinamento.

Ergonômico, painel traz botões totalmente ao alcance do condutorDo ponto de vista de abastecimento seguro, a linha apresenta um dispositivo, localizado no painel, que permite ao condutor visualizar a possibilidade da utilização de combustível adulterado.

Na prática, o modelo se saiu bem quando foram solicitadas manobras mais difíceis no trecho urbano. O transportador fará sem maiores dificuldades trajetos planos e íngremes na cidade, por conta da agilidade e estabilidade que lhes são fornecidas. Na hora de estacionar, a direção hidráulica lhe será muito útil.

Movimentos suaves

Além disso, quem optar pelo câmbio automatizado, se verá livre do desconforto de trocas intermináveis de marchas quando se deparar com um trânsito mais carregado. “O conforto para o motorista no trânsito é total. A rotina alternada de 1ª e 2ª marcha é eliminada, proporcionando movimentos suaves ao parar e ao sair”, frisa o técnico.

Se o veículo foi bem na cidade, foi na estrada que percebi o seu melhor desempenho. Em direção à Praia Grande, em terreno plano, o motor Mercedes-Benz OM-611 LA III de quatro cilindros respondia a contento a cada necessidade de Harmuch. Se precisasse ultrapassar, utilizava a faixa de torque entre 1.600 a 2.400 rpm e superava com facilidade o veículo à frente.

Nas curvas, a estabilidade era sentida, mesmo estando com o veículo vazio. Na subida da serra, o motorista empregou a velocidade máxima permitida – 80 quilômetros por hora – e fez manobras como se estivesse num carro de passeio. E se forçasse um pouco mais, chegaria a 120 km/h tranquilamente. Vale destacar que 90% do trajeto foi feito na faixa da esquerda.

Poltronas são reclináveis e possuem estofado macioCâmbio sprintshift

Tudo indica que a Mercedes-Benz está querendo ampliar as vendas desse modelo com o opcional de câmbio automatizado, que possui preço sugerido de R$ 144 mil. Segundo Neves, o mercado brasileiro ainda não se atentou para as vantagens desse equipamento.

Ao acompanhar o teste, pude perceber que esse conceito tecnológico traz como principal característica o conforto proporcionado ao motorista, uma vez que o acionamento automático da embreagem permite uma direção mais fácil e segura.

Além disso, o câmbio sprintshift torna a operação mais econômica, pois não admite erros. Harmuch ainda garante uma sensível “redução no desgaste de peças”, finaliza.

O teste da Sprinter 313 CDI foi realizado à convite da montadora

Fonte:
Webtranspo: Marco Garcia - Fotos: Divulgação
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20862-sprinter-313-une-desempenho-e-conforto

Nenhum comentário:

Postar um comentário