sábado, 4 de dezembro de 2010

Ônibus: meio de transporte do brasileiro

03 de Dezembro de 2010

Todas faixas de renda usam o modal, diz Ipea

onibus lotadoMaioria dos usuários de ônibus utiliza o transporte para se locomover ao trabalho

O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizou um estudo no qual se constata que os ônibus urbanos continuam com principal modal de mobilidade urbana do País em todas as faixas de renda.

Conforme anunciado, a análise, feita com base na POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que, entre os 25% mais pobres e os 5% mais ricos, houve uma frequência de 23,1% e de 28,4%, respectivamente.

Os dados indicam ainda que é alta a participação dos gastos com transporte público na despesa das famílias mais pobres. O transporte público, segundo o IPEA, consume 8,7% da renda dessas pessoas; enquanto que dos 5% mais ricos, as despesas representavam apenas 0,8% de suas rendas.

“O levantamento aponta um aumento de demanda pelo transporte público, entre 2002 e 2009, com a população mais pobre usando mais o ônibus por causa do emprego e da necessidade de deslocamento diário”, destaca Pedro Humberto Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do instituto.

Segundo ele, a pesquisa revela que a população mais rica tem utilizado mais o transporte individual. O estudo do Ipea mostra também que os 25% mais pobres tiveram frequência maior no uso do transporte pirata (vans, lotadas, moto-táxis, e kombis).

A análise do Ipea comparou os dados de 2002/2003 com os de 2008/2009.

Fonte: Webtranspo / Foto: Milton Jung (CREATIVE COMMONS)

Um comentário:

  1. Uma legião de pessoas para poucos ônibus,essa é a realidades das grandes cidades no transportes coletivos.Ônibus cheio,atrasados e muito empurra-empurra... http://afdexpress.blogspot.com

    ResponderExcluir