terça-feira, 7 de dezembro de 2010

São José do Rio Preto, Edital do transporte será debatido hoje

7 de Dezembro, 2010

Sérgio Menezes
Capello se reúne hoje com empresa para avaliar sugestões de audiência
O secretário de Trânsito, Aparecido Capello, se reúne hoje com representantes da empresa Logitrans, responsável pelo estudo que definirá a nova concessão do transporte coletivo de Rio Preto, para analisar as sugestões de melhorias no sistema de ônibus circular propostas por usuários em audiência pública no mês passado.

Na reunião também serão definidos detalhes do edital de licitação da nova concessão previsto para ser lançado na próxima segunda-feira, dia 13. Capello disponibilizou ontem a ata da audiência pública. “Todas as propostas foram incluídas na ata, mas nem todas serão aproveitadas. Algumas propostas coincidem com as sugestões do estudo realizado pela empresa”, afirmou o secretário.

O documento relaciona as sugestões dos usuários e apontamentos da Logitrans sobre a nova concessão do transporte coletivos. De acordo com o diretor da empresa, Garrone Reck, o novo sistema de ônibus circular deverá ter 54 linhas, com uma frota de 204 ônibus, sendo 61 veículo de tamanho menor - micro-ônibus -, com capacidade para transporte 40 pessoas. Com o novo sistema, 81% das linhas deverão operar com intervalo de até 20 minutos - tempo de espera - entre um ônibus e outro. Atualmente, esse índice é de 59% das linhas.

O estudo prevê ainda a implantação de corredores exclusivos para ônibus nas avenidas Alberto Andaló, Bady Bassitt e nas ruas Pedro Amaral, Prudente de Moraes, Bernardino de Campos e General Glicério. A proposta da empresa também pede a construção de pontos de ônibus ecologicamente corretos, sendo a cobertura de plantas, e que as cores dos ônibus sejam diferenciadas de forma que o usuário identifique os veículos com maior facilidade.

Perimetral

Entre as reivindicações dos usuários na audiência pública, a ata destaca a criação de linhas perimetrais, que não passam pelo Centro da cidade. O edital da nova concessão contemplará esse pedido, linhas de ônibus diretas da zona norte de Rio Preto para o Distrito Industrial (zona oeste) e também para a área dos condomínios residenciais Damha (zona leste).

Corredores

O secretário de Trânsito disse que técnicos da pasta avaliarão a possibilidade da criação de corredores nas avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt. Geralmente os corredores são implantados no lado esquerdo das vias, no entanto, as duas avenidas são cortadas por córregos, o que deixa o asfalto no lado esquerdo menos resistente. “Os engenheiros da Secretaria de Trânsito analisarão a possibilidade de implantar os corredores no lado direto das avenidas”, disse Capello.

Fonte: Diarioweb

http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Politica/39528,,Edital+do+transporte+sera+debatido+hoje.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário