domingo, 12 de dezembro de 2010

Santos-Na Avenida Conselheiro Nébias, faixa de ônibus só no próximo ano

Trânsito

10 de dezembro de 2010

De A Tribuna On-line


Av. Ana Costa foi a primeira a contar com o corredor

A faixa exclusiva para ônibus na Avenida Conselheiro Nébias, prometida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos para o final deste ano, só será implantada em 2011.

Em reportagem publicada no último dia 16 de setembro, o presidente da CET, Rogério Crantschaninov, havia declarado que até o final deste ano a companhia implantaria faixa nessa via. Mas a empresa voltou atrás alegando que a medida não será adotada neste momento por conta da temporada de verão e das férias escolares, período em que o fluxo de veículos que trafegam na avenida fica abaixo do normal.

No momento, a única via que conta com faixa exclusiva de ônibus é a Avenida Ana Costa, em seus dois sentidos, em horários distintos: das 6 às 9 horas no sentido Praia-Centro e das 17 às 20 horas no sentido Centro-Praia. Mas a empresa já estuda adotar a medida em mais outras duas vias: Avenida Bernardino de Campos (Canal 2) e Rua João Pessoa.

O conceito do uso compartilhado consiste na proibição de estacionamento em determinados períodos, de acordo com o sentido da pista. Da mesma forma que ocorre na Avenida Ana Costa.

Nos corredores de ônibus é permitido parar o veículo apenas para embarque ou desembarque de passageiros, acessar a faixa para entrar e sair do estacionamento de prédios e estabelecimentos e convergir à direita ou sair de vias transversais. Sempre usando a sinalização da luz de seta.

No caso da Avenida Conselheiro Nébias, o uso do lado direito da pista será mais flexível. "Os carros poderão circular nessa faixa também. O grande diferencial será a vaga deixada pelo carro estacionado. Haverá um ganho substancial na mobilidade dos coletivos".


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=69805&idDepartamento=5&idCategoria=2


Nenhum comentário:

Postar um comentário