terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cadastro para o transporte escolar em Itanhaém tem início em 10 de janeiro

27 de dezembro de 2010

De A Tribuna On-line


Créditos: Divulgação

A Prefeitura de Itanhaém inicia o cadastro para o transporte escolar dos alunos para 2011 a partir do dia 10 de janeiro. As inscrições seguem até 11 de março.

Os responsáveis pelos estudantes deverão comparecer à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, no CMTECE, localizado na avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro, das 8 às 11 horas.

É necessário levar declaração de matrícula; certidão de nascimento ou RG do aluno; RG do responsável legal ou documento que comprove a guarda; e comprovante de residência. Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes por meio do telefone (13) 3421-1700, ramal 1778.

Universitários

Os universitários que moram em Itanhaém também podem se cadastrar no Programa de Transporte Universitário do Município a partir do dia 10. O cadastro só é válido para estudantes residentes no Município, regularmente matriculados e que estejam frequentando cursos de Educação Superior ou de Educação Profissional de nível médio em instituições de ensino localizadas nos municípios de Praia Grande, São Vicente ou Santos.

As inscrições para o programa devem ser feitas de 10 de janeiro a 11 de março na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), situado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.

Para os novos universitários que desejam ingressar no programa, é necessário preencher a ficha on-line, que estará disponível no site da Prefeitura, a partir do dia 3 de janeiro. No prazo de cinco dias, o estudante deverá comparecer na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, portando os documentos exigidos no artigo 5º do Decreto n° 2.788, de 31 de Março de 2010.

Já para o recadastro, os alunos deverão comparecer na Secretaria munidos de um dos seguintes documentos originais e cópia: boleto pago referente à rematrícula, carteira de identificação estudantil que contenha selo referente ao 1º semestre de 2011 ou declaração de matrícula atualizada. Vale lembrar que é necessário constar o nome do estudante no documento apresentado.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=72214&idDepartamento=5&idCategoria=8

Cubatão inicia dia 10 cadastro de transporte escolar para universitários

27 de dezembro de 2010

De A Tribuna On-line



Moradores de Cubatão que estudam no período noturno nas faculdades de Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande devem comparecer pessoalmente à UME Princesa Isabel (Pça. Getúlio Vargas, 50 – Centro) para realizar inscrição no transporte universitário gratuito 2011. O período vai de 10 a 20 de janeiro, com atendimento das 9h às 16h.

Os universitários deverão apresentar cópia do comprovante de residência em seu próprio nome; duas fotos 3x4, cópias do título de eleitor e do RG ou da CNH e ainda declaração emitida pela faculdade em papel timbrado, informando se o curso é presencial ou não.

Todos os documentos deverão ser apresentados em cópias simples e acompanhados dos originais para conferência no ato da inscrição. Os estudantes menores de 18 anos deverão apresentar documentos dos pais ou responsável legal.

Ao todo, são oferecidas 1.300 vagas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3362-6259 e 3362-6265.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=72236&idDepartamento=5&idCategoria=0


Bertioga-Cadastramento para transporte escolar gratuito começa no dia 3

27 de dezembro de 2010

De A Tribuna On-line



A Secretaria de Educação de Bertioga começa a cadastrar, a partir do dia 3 de janeiro, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para o transporte escolar gratuito. O prazo para realizar o procedimento vai até 14 de janeiro.

O transporte escolar será feito pela Viação Bertioga, que terá linhas exclusivas para itinerário da Rede Municipal. O cartão magnético não dará acesso aos ônibus comuns, das linhas municipais.

Para ter direito ao transporte escolar, o responsável deve ir à escola municipal onde o aluno está matriculado, munido dos seguintes documentos: duas fotos 3 x 4 da criança; originais e cópias da Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento do aluno e do responsável; comprovante de residência (ou declaração); comprovante de renda familiar (holerite ou declaração) e declaração de insuficiência de vaga na escola mais próxima (quando não houver vaga na escola do bairro).

Após o procedimento na escola, o responsável será encaminhado à Viação Bertioga (Avenida Anchieta, 401 - Centro), onde fará a revalidação do cartão antigo ou retirará o cartão magnético.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=72224&idDepartamento=5&idCategoria=35

domingo, 26 de dezembro de 2010

Sorocaba-Novos ônibus começam a circular na cidade

22 de dezembro de 2010

Os veículos são equipados com elevador para acesso de deficientes físicos

Novos Onibus21122010 0886 as Smart Object 1 300x187 Novos ônibus começam a circular na cidade
Novos ônibus
Na última segunda-feira, o prefeito Vitor Lippi entregou 12 novos ônibus para o Sistema de Transporte Coletivo da cidade. Todos os veículos são equipados com elevador para acesso dos portadores de deficiência física.
Por enquanto, não são todos os ônibus que estão nas ruas, mas aos poucos eles vão substituindo a antiga frota, melhorando também a condição de transporte dos usuários.

O presidente da Urbes, Renato Gianola, disse que dessa nova frota, dois veículos têm quinze metros, para circulação em corredores de grande demanda de passageiros, devido à sua maior capacidade de lotação, uma linha que pode receber um desses ônibus é a do Campolim.

Em Sorocaba, atualmente, são quatro empresas que são responsáveis pelo transporte urbano, sã elas: São João, Rosa, Jundiá e STU. Os novos ônibus devem integrar as linhas feitas pela STU, sendo que as outras empresas já circulam com ônibus novos e com acesso aos portadores de deficiência.

Reportagem: Daniela Campos
Fotos: Renata Momi


Fonte: estado News

http://www.estadonews.com.br/novos-onibus-comecam-a-circular-na-cidade


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

QUE O AMOR CRESÇA
EM NOSSOS CORAÇÕES
E QUE A PAZ
REINE EM TODOS OS LARES.

FELIZ NATAL

E UM ANO NOVO
DE MUITAS REALIZAÇÕES



São os votos

da

Equipe LitoralBus

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sprinter 313 une desempenho e conforto

23 de Dezembro de 2010

Webtranspo testa modelo de luxo da Mercedes

Sprinter 2011 terá novos itens de série

O Portal Webtranspo foi conferir o desempenho da MB Sprinter 313 CDI Executiva destinada ao transporte de passageiros que, em 2011, chegará ao mercado nacional com novos itens de série. Com a missão de analisar o modelo, eu, Marco Garcia, me dirigi até a sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), onde estava à minha disposição um modelo de luxo, medindo 3,5 metros de entreeixo, com capacidade para transportar dez pessoas (motorista mais nove passageiros).

Já no pátio da fábrica, Filipe Neves, consultor de vendas e marketing de vans da marca, fez questão de salientar algumas novidades, como vidros elétricos, retrovisores externos elétricos com aquecimento e travamento de portas centralizado no controle remoto. No entanto, o maior destaque ficou por conta dos sistemas de segurança ABS/ASR e airbag para o condutor. Outro atributo que também foi ressaltado foi o câmbio automatizado Sprintshift de seis marchas, que o cliente poderá adquirir como opcional.

Ao lado de Klauber Harmuch, técnico em demonstração da marca, que me acompanhou no teste, tive o desafio de percorrer um trajeto de 189 quilômetros, que incluiu um percurso rápido pelas ruas e avenidas do bairro da Saúde, em São Paulo, e uma viagem para a cidade de Praia Grande, no litoral sul do Estado.

Modelo tem capacidade para transportar dez pessoasNa maior parte do tempo viajei no banco ao lado do motorista, entretanto, em determinado trecho passei a ocupar outras posições na parte traseira; desta forma pude conferir todo o conforto aplicado pela montadora nesta versão.

Espaçoso, o modelo traz poltronas reclináveis com estofado macio. Além disso, os passageiros podem desfrutar do ar-condicionado que trabalha bem, atingindo todos os pontos da van.

Visibilidade

Na posição de “co-piloto”, a visibilidade que a van oferece chama a atenção. O amplo pára-brisa e os espelhos retrovisores bem posicionados são aliados do condutor na tarefa de dirigir.

“Com a cabine alta posso enxergar vários veículos que estão a minha frente. Desta forma consigo prever o que está se passando mais adiante e evitar possíveis acidentes”, frisou Harmuch. Aliás, a disposição do painel também amplia a segurança na condução. Ergonômico, ele traz todos os botões ao alcance do condutor. “Não preciso esticar o braço, isso aumenta a minha segurança”, prosseguiu o técnico.

Um ponto negativo verificado nessa versão da Sprinter 313 CDI é a falta de ajustes de altura para os bancos do motorista e do acompanhante. Entretanto, para Harmuch, esse detalhe não chega a ser problema, uma vez que a poltrona oferece regulagens horizontais e de reclinamento.

Ergonômico, painel traz botões totalmente ao alcance do condutorDo ponto de vista de abastecimento seguro, a linha apresenta um dispositivo, localizado no painel, que permite ao condutor visualizar a possibilidade da utilização de combustível adulterado.

Na prática, o modelo se saiu bem quando foram solicitadas manobras mais difíceis no trecho urbano. O transportador fará sem maiores dificuldades trajetos planos e íngremes na cidade, por conta da agilidade e estabilidade que lhes são fornecidas. Na hora de estacionar, a direção hidráulica lhe será muito útil.

Movimentos suaves

Além disso, quem optar pelo câmbio automatizado, se verá livre do desconforto de trocas intermináveis de marchas quando se deparar com um trânsito mais carregado. “O conforto para o motorista no trânsito é total. A rotina alternada de 1ª e 2ª marcha é eliminada, proporcionando movimentos suaves ao parar e ao sair”, frisa o técnico.

Se o veículo foi bem na cidade, foi na estrada que percebi o seu melhor desempenho. Em direção à Praia Grande, em terreno plano, o motor Mercedes-Benz OM-611 LA III de quatro cilindros respondia a contento a cada necessidade de Harmuch. Se precisasse ultrapassar, utilizava a faixa de torque entre 1.600 a 2.400 rpm e superava com facilidade o veículo à frente.

Nas curvas, a estabilidade era sentida, mesmo estando com o veículo vazio. Na subida da serra, o motorista empregou a velocidade máxima permitida – 80 quilômetros por hora – e fez manobras como se estivesse num carro de passeio. E se forçasse um pouco mais, chegaria a 120 km/h tranquilamente. Vale destacar que 90% do trajeto foi feito na faixa da esquerda.

Poltronas são reclináveis e possuem estofado macioCâmbio sprintshift

Tudo indica que a Mercedes-Benz está querendo ampliar as vendas desse modelo com o opcional de câmbio automatizado, que possui preço sugerido de R$ 144 mil. Segundo Neves, o mercado brasileiro ainda não se atentou para as vantagens desse equipamento.

Ao acompanhar o teste, pude perceber que esse conceito tecnológico traz como principal característica o conforto proporcionado ao motorista, uma vez que o acionamento automático da embreagem permite uma direção mais fácil e segura.

Além disso, o câmbio sprintshift torna a operação mais econômica, pois não admite erros. Harmuch ainda garante uma sensível “redução no desgaste de peças”, finaliza.

O teste da Sprinter 313 CDI foi realizado à convite da montadora

Fonte:
Webtranspo: Marco Garcia - Fotos: Divulgação
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20862-sprinter-313-une-desempenho-e-conforto

Mongaguá -Lançamento do programa City Tour Rural é adiado

Mau tempo

20 de dezembro de 2010

De A Tribuna On-line


Créditos: Jonas de Morais/Prefeitura

A Prefeitura de Mongaguá adiou para a próxima quarta-feira o lançamento do programa City Tour Rural. A alteração da data foi motivada pela forte chuva que atingiu a região na última semana.

O passeio será feito no veículo conhecido como Trenzinho Roxo, um antigo meio de transporte do Município, passando pelos principais pontos turísticos até chegar a Zona Rural da Cidade. Todo o passeio será realizado com um guia acompanhante, explicando a história e as curiosidades de Mongaguá.

O City Tour Rural será feito todo o primeiro sábado do mês, com saída da Central de Informações Turísticas – CIT, que fica na Avenida São Paulo, s/n°, no Centro, às 10h30. O roteiro foi idealizado para responder à crescente demanda de pessoas interessadas em trajetos turísticos diferentes, fora da orla da praia.

Para fazer o passeio é preciso agendar no CIT. O limite de passageiros no Trenzinho Roxo é de 25 pessoas. Com duração de aproximadamente quatro horas, o City Tour custará R$ 10,00 por pessoa.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=71279&idDepartamento=5&idCategoria=8


Rodoviária de Santos coloca 66 ônibus extras no feriado

23 de dezembro de 2010

De A Tribuna On-line



Para atender à demanda de passageiros no feriado de Natal, a Rodoviária de Santos contará com 66 ônibus extras até o dia 25, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que administra o terminal.


O destino mais procurado é o Rio de Janeiro, com 10 carros extras em sua frota, seguido por Florianópolis, com 8, e Curitiba, com 4. Outros locais, como o Litoral Sul e Minas Gerais, também estão bem requisitados para quem vai viajar de ônibus.


Quem quiser pode ligar para o terminal rodoviário, que atende em novo número de telefone: o 3213-2290. Mas o número atual, 3219-2194, continuará recebendo chamadas e permanecerá em funcionamento até o dia 2 de janeiro.

A partir dessa data, quem telefonar para o número antigo ouvirá uma mensagem comunicando o telefone atual. A mudança, segundo a CET, ocorreu para melhorar a eficiência dos serviços, sendo necessária a troca das linhas analógicas para digitais. Diariamente, 4.500 passageiros embarcam na Rodoviária da Cidade.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=71704&idDepartamento=5&idCategoria=0



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Primeiro ônibus elétrico híbrido a etanol está pronto para a Cúpula do Mercosul




16.dez.2010


clique para ampliar







Foto: Márcio Massakiti/Itaipu Binacional - Protótipo foi desenvolvido pela Itaipu e empresas parceiras e será utilizado pela primeira vez pelo presidente Lula.

Itaipu e empresas parceiras desenvolveram, em apenas quatro meses, o primeiro ônibus elétrico híbrido com motor a combust&at ilde;o movido a etanol (OEHE) do mundo. O protótipo integra o Projeto Veículo Elétrico (VE), da binacional, e será utilizado pela primeira vez nesta quinta-feira (16), quando passageiros subirão a bordo do ônibus. Entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros 11 chefes de Estado da América do Sul, participantes da 40ª Cúpula de Presidentes do Mercosul e Estados Associados – Cúpula Ñandeva, que acontece em Foz do Iguaçu até sexta-feira (17).

Neste curto período, os especialistas passaram pelas etapas de conceituação, desenvolvimento, construção e validação do OEHE. O protótipo permite aliar a alta eficiência do motor elétrico com os benefícios ambientais do etanol. O objetivo é contribuir com a redução dos gases geradores do efeito estufa e otimizar a diversificação do uso de energia limpa e renovável.

A iniciativa também pretende motivar o desenvolvimento de veículos ambientalmente corretos para utilização na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Parceria

Cada empresa parceira do projeto foi responsável por um componente específico para a construção do veículo. A Eletra coordenou as principais etapas do projeto, desde os acertos contratuais até a entrega do ônibus para Itaipu. A Mitsubishi Motors do Brasil forneceu o motor a combustão V6, de tecnologia flexfuel. No caso do OEHE, é utilizado exclusivamente o etanol, combustível renovável proveniente de biomassa que captura dióxido de carbono durante o crescimento da planta (cana-de-açúcar).

Os ajustes necessários para o perfeito funcionamento do motor a combustão no OEHE foram feitos pela Magnet Marelli, empresa fornecedora do sistema de injeção eletrônica dos motores Mitsubishi com tecnologia flexfuel.

O motor a combustão interna fornece energia mecânica ao gerador elétrico fornecido pela WEG Equipamentos Elétricos, que participou também com o fornecimento do motor elétrico refrigerado a água e com o inversor de tração equipado com frenagem regenerativa, equipamentos especialmente desenvolvidos para esta aplicação e vitais para o bom funcionamento do veículo.

A carroceria foi construída pela Mascarello, utilizando a configuração interna de ônibus urbano Low Entry. Porém, sempre privilegiando o conforto e a segurança dos usuários, além da adequação para receber todos os equipamentos elétricos e mecânicos necessários em um veículo híbrido.

O chassi fornecido pela Tutto Trasport faz o papel de estruturação do veículo, oferecendo muito conforto aos usuários a partir da suspensão pneumática, que pode ser rebaixada para melhorar o acesso dos passageiros ao interior do veículo.
O sistema eletrônico de ar-condicionado fornecido pela Euroar tem papel essencial e fundamental, já que o OEHE não tem janelas, seguindo as tendências mundiais de design e aerodinâmica.

Com t odos os comp onentes funcionando em perfeito sincronismo, o OEHE demonstra ser um veículo confortável e com baixos níveis de emissão de ruído e de gases poluentes. O desempenho energético foi otimizado pelo fato de as baterias de cloreto de sódio possibilitarem o recarregamento por meio de tomadas convencionais de 220 V.

O recarregamento das cinco baterias é feito em um tempo máximo de 8 horas e, quando carregadas, fornecem tensão de 600V e corrente de 32Ah, tendo como resultado uma capacidade de armazenamento energético de 100 kWh. A autonomia calculada é cerca de 300 km, considerando a operação em percurso típico de corredor.

Descri ção de Funcionamento

Durante as acelerações, o sistema eletrônico de controle autoriza o motor elétrico de tração a utilizar a energia proveniente do gerador elétrico e das baterias para colocar o veículo em movimento.

Nas condições de veículo parado, descidas ou velocidade de cruzeiro, o gerador elétrico não fornece energia para o sistema de tração, pois o sistema de gerenciamento de energia identifica uma condição de baixa requisição carga e direciona a energia excedente para recarregar as baterias.

Nas frenagens, o motor elétrico se transforma em um gerador e parte da energia cinética do veículo é recuperada para recarregar as baterias. Este função é conhecida como “Frenagem Regenerativa”.

A combinação das duas formas de recarga proporciona o acréscimo na autonomia do OEHE, dependendo do perfil topográfico e da forma de condução do veículo
O OEHE pode ser operado também no modo puramente elétrico, ou seja, a tração será alimentada somente pelas baterias de tração desde que estas tenham sido carregadas previamente em uma tomada convencional 220 V. Nesta condição, o veículo tem autonomia máxima de até 60 km.

Em condições de emergência, o OEHE também esta apto a operar somente com a energia proveniente do grupo gerador composto pelo motor a combustão e o gerador elétrico. Nestas condições, o desempenho será limitado em função da potência disponível no sistema.

Desta forma, OEHE está pronto para atender a demanda do transporte brasileiro de forma limpa e segura, oferecendo alto nível de tecnologia embarcada.

Ficha Técnica

Chassi
• Fabricante: Tutto
• Tipo: Low entry 13 metros
• Numero de eixos: 3

Carroceria
• Fabricante: Mascarello
• Tipo: Gran Via – Low entry
• Numero de portas: 3
• Capacidades:
o Passageiros sentados: 34 mais cadeirante
o Passageiros em pé: 57
• Iluminação interna e externa: com LED’s
• Acessórios:
o Monitor de LCD 22”
o Ar condicionado
o Tomadas internas de 127Vac/60Hz

Grupo motor gerador - Motor de combustão interna
• Fabricante: Mitsubishi
• Tipo: 6G74
• Combustível: Gasolina e Álcool (FLEX)
• Cilindros e cabeçote: V6/ 24 válvulas / SOHC
• Cilindrada: 3.497 cc
• Alimentação: Injeção eletrônica multiponto seqüencial
• Potência à 3600rpm contínuo: 125Kw
• Torque máximo (k gf.m@rpm) Álcool: 33,5 @ 3500
&a mp;bu ll; Peso (kg): 193.

Grupo motor gerador - Gerador
• Fabricante: WEG
• Modelo: GTA 200
• Tipo: Síncrono tipo “Brushless”
• Potência nominal (kVA): 130
• Rotação (RPM): 3600

Baterias de tração
• Fabricante: Zebra – Fornecedor Itaipu
• Tipo/modelo: Z37-620-ML3X-32.
• Capacidade (Ah): 32
• Energia (kWh): 19,8
• Máxima corrente de descarga (A): 112

Inversor de tração/DBW frenagem (Dynamic Break WEG)
• Fabricante: WEG
• Tipo: CFW-09 0533
• Controle: Vetorial com encoder
• Tensão de entrada (Vdc): 400 à 750
• Corrente nominal (A): 533
• Sobrecarga por 1 minuto (A): 799.5


Mot or elétrico de tração
• Fabricante: WEG
• Tipo: Assíncrono trifásico para tração
• Potência Nominal (kW): 165
• Potencia máxima por 1 minuto (kW): 330
• Numero de pólos: 04
• Rotação Base e Máxima (RPM): 1800 / 3600
• Modo de resfriamento: água
• Forma construtiva: B3E
• Carcaça: 250L

Inversor sistema auxiliar
• Fabricante: WEG
• Tipo: CFW-09 0030
• Controle: PWM senoidal
• Tensão de entrada (Vdc): 400 a 750
• Corrente nominal (A): 30

Aparelho de ar condicionado
• Fabricante: Euroar
• Tipo: E140 T
• Potencia (BTU’s/H): 140.000
• Fluido refrigerante: R134a (3,9kg)
• Vazão de ar no salão: 5400m³/h
• Ruído (dB A): <67>

Jornal O Farol

http://www.jornalofarol.com.br/ver-noticia.asp?codigo=6950













IMAGENS DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS



Fotos: acervo Leandro Machado de Castro


Primeiro ônibus da Cidade de São José dos Campos (1920)
Empresa Auto Ônibus Santana. (1a. empresa de ônibus da cidade).

Primeiros Ônibus novos da Empresa de Ônibus São Bento (1963)
Carroceria Grassi e chassis Mercedes-Benz.

São Bento Turismo e Emp. de Ônibus São Bento desfilam no aniversário de São José dos Campos (1973)
Avenida José Longo (praça Melvin Jones)

Rodoviária Velha na década de 70
Observe relógio e publicidade na entrada do Terminal. Diferente pintura da São Bento (à esquerda)

Passageiros embarcam em ônibus (Caio Gabriela) da São Bento na Rodoviária Velha

Ônibus da São Bento parado na plataforma
Atenção para o embarque pela porta traseira.

Ônibus da São Bento (Caio Gabriela) chega à Rodoviária Velha
Observe mão diferenciada do que atualmente é (Avenida São José - banhado). Igreja Matriz ao fundo.

Desembarque lateral à Rodoviária Velha.
Atenção para a traseira dos ônibus da época.
Sem busdoor, mas com cartaz sobre os jogos de futebol na cidade.

Ônibus da São Bento (Caio Gabriela) parado no ponto final do bairro Telespark.

Terminal Urbano da Vila Industrial. (zona leste)

Sistema Integrado de Transportes (1983)
Com a Rodoviária Velha cercada, era possível trocar de ônibus pagando uma mesma passagem.

Nova pintura da São Bento Monobloco Mercedes- Benz O-364 na Avenida São José (Banhado)

1984: surgem 2 novas empresas (Capital do Vale e Real - na época, do mesmo grupo empresarial da São Bento)
Monobloco 0-364 na Avenida São José (Banhado)


FASE ATUAL DO SISTEMA DE TRANSPORTES

REAL

Busscar Urbanus Scania F113 (cor amarela)

Neobus Mega 2000 Mercedes-Benz OF-1620 (pintura que durou apenas 9 meses)

Mesmo ônibus acima, agora com a pintura atual.

Marcopolo Torino GV Scania F94 na Rodoviária Nova.

Marcopolo Viale L94 Scania com Ar condicionado.


CAPITAL DO VALE

Marcopolo Viale Volkswagen OD 17-210 Articulado.

Ciferal GLS BUS Mercedes-Benz OF-1620

Neobus Mega 2000 - Scania F113

Busscar Urbanuss Mercedes-Benz OF-1721


SÃO BENTO

Busscar Urbanus Mercedes-Benz OF-1721 (foto LMC)

Micro Marcopolo Volare - carro 2000
Aos finais de semana e feriados, faz Linha Turística

Novos ônibus da São Bento
(Urbanuss Pluss Volkswagen 17-240 com 3 portas)

Novos Caio Apache Vip - Volkswagen 17-210

Prefeitura de São José dos Campos

http://www.sjc.sp.gov.br/st/onibus.asp

Transporte para o “Natal no Parque” será reforçado

Foto: RONNY SANTOS/PMSJC
A Prefeitura de São José vai reforçar o transporte coletivo para a festa “Natal no Parque"
14/12/2010


Para facilitar o transporte do público de quem pretende participar da festa “Natal no Parque” neste domingo (19), no Parque da Cidade, a Prefeitura de São José dos Campos vai reforçar o transporte coletivo. Diversas linhas de ônibus terão 24 carros extras. Além desse reforço da frota, os participantes do evento terão outro apoio: entre 9h e 16h as crianças de até 12 anos não pagarão passagem.

Os ônibus da linha 129 farão um percurso diferente do habitual: eles seguirão até o fim da Avenida Princesa Isabel e retornarão pela Avenida Rui Barbosa.

Toda a operação de reforço será supervisionada pela Secretaria de Transportes, que poderá alterar a programação conforme a demanda.

Confira as linhas que receberão reforço:

Região Norte
105 – Freitas
107 – Vila Paiva
116 – Taquari
122 – Vila Dirce/Parque Industrial
123 – Vila Dirce/Center Vale
124 – Buquirinha II
129 – Santana/Terminal Central

Região Sul
209 – Jardim Uirá
302 – Putim
304 – Colonial
305 – São Judas
307 – Morumbi
308 – Bosque
315 – Interlagos
317 – Campo dos Alemães
318 – Dom Pedro I

Região Leste
204A – Novo Horizonte
205 – Eugênio de Mello
206A – Santa Inês
214 – Tesouro
231 – Tesouro/Vila Dirce

Fonte: Prefeitura M. São José dos Campos
http://www.sjc.sp.gov.br/st/noticias.asp?id=23499

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

São Paulo terá 50 ônibus a etanol da Scania

15/12/2010

Foto: Divulgação
São Paulo terá 50 ônibus a etanol da Scania

Companhia de ônibus paulista vai utilizar modelos a partir de 2011

da Redação

A Scania do Brasil fechou a venda de 50 ônibus movidos a etanol para o sistema de transporte público de São Paulo. A fabricante sueca também garantirá a manutenção dos ônibus até os 120.000 km rodados.

Os ônibus usam chassi K270 4x2 e serão entregues à prefeitura a partir de 2011. O motor é um 9 litros de 270 cv que usará uma mistura de etanol e aditivo provedor de ignição para o combustível funcionar no motor de ciclo diesel. A Scania afirma que o uso do etanol reduz a emissão de CO2 em até 90% e já encaixa os modelos na norma Euro V que entrarão em vigor em 2012.

A Scania já havia fornecido três veículos a etanol para testes no sistema de ônibus da capital paulista e agora expande a iniciativa para a frota da cidade.

Fonte: Motordream

http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2010/12/15/sao-paulo-tera-50-onibus-a-etanol-da-scania

Rio de Janeiro- Tarifa aumenta em ônibus intermunicipal

Passagem passa a custar R$ 2,50 em janeiro

16 de Dezembro de 2010

O Detro (Departamento de Transportes) estabeleceu alta de 5,63% nas tarifas de ônibus intermunicipais, a partir do dia 2 de janeiro, no Rio de Janeiro. Com isso, a passagem intermunicipal passará de R$ 2,35 para R$ 2,50.

Conforme determinação do Governo do Estado, o Bilhete Único Intermunicipal continuará custando R$ 4,40 em 2011.

“A definição de uma data-base para a aplicação de reajuste tarifário, atendendo à orientação do Ministério Público feita pelo promotor Rodrigo Terra, é uma grande conquista para os passageiros, pois, antigamente, não era rara a concessão de vários aumentos ao longo de um mesmo ano”, comentou Rogério Onofre, presidente do Detro, sobre o reajuste.

Segundo ele, o percentual concedido foi menor que o solicitado pela Fetranspor, que pleiteava alta de 9,42%.


Fonte: Webtranspo

http://www.webtranspo.com.br/agencia/20789-tarifa-aumenta-em-onibus-intermunicipal

Grupo MAN terá novo nome no mundo

Empresas devem adotar iniciativa em 2011

16 de Dezembro de 2010

Grupo quer expandir reconhecimento da marca no mundo

A partir de 1º de janeiro a MAN Nutzfahrzeuge, com sede em Munique, na Alemanha, passa a se chamar MAN Truck & Bus AG.

De acordo com a empresa, com o novo nome o Grupo busca expandir presença internacional e aumentar a perceptibilidade da marca.

Georg Pachta-Reyhofen, presidente do Conselho Executivo da MAN Nutzfahrzeuge AG e CEO da MAN SE, diz que “o novo nome da empresa mostra aos funcionários, clientes e público em geral ao redor do mundo o que representamos. A MAN Truck & Bus faz isso sucintamente e é compreendida internacionalmente”, declara.

Segundo a MAN, as empresas nacionais da companhia adaptarão seus nomes no decorrer do ano de 2011.

Atualmente, o Grupo é reconhecido como um dos principais fornecedores internacionais de veículos comerciais e soluções em transporte. No ano fiscal de 2009, comercializou, em média, 40.500 caminhões e mais de 6.200 ônibus e chassis para ônibus das marcas MAN e NEOPLAN, alcançando faturamento de 6,4 bilhões de euros.


Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/rodoviario/20788-grupo-man-adota-novo-nome-no-mundo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SISTEMA METROPOLITANO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA – SIM DA RMBS

Concorrência nº 003/2010

Objeto: Concessão Patrocinada para a exploração do SISTEMA METROPOLITANO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA – SIM DA RMBS, consubstanciado na operação, ampliação, conservação e manutenção dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal, por veículos de baixa e média capacidade, na Região Metropolitana da Baixada Santista, na modalidade regular, compreendendo os Municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos.
Sessão Pública: 20/12/2010 - 10h30

AVISO DE LICITAÇÃO

Encontra-se aberta a licitação acima, na modalidade Concorrência, de âmbito internacional, do tipo menor CONTRAPRESTAÇÃO pecuniária a ser paga pelo PODER CONCEDENTE. O Edital de Licitação estará disponível para consulta ou aquisição, a partir do dia 03/11/2010, na Rua 15 de Novembro, 244 – 5°andar – Centro – São Paulo – SP, no Departamento de Compras e Contratos, tels.: 3113-4775 e 3113-4771, das 9h00 às 16h30. O custo de aquisição será de R$ 10,00 em CD ROM. A entrega dos envelopes nºs 01 (Proposta Econômica), 02 (Metodologia de Execução) e 03 (Documentos de Habilitação) dar-se-á no Auditório da EMTU/SP, na Rua Joaquim Casemiro, 290, Planalto, SBC/SP, no dia 20/12/2010 das 9h30 às 10h30. A SESSÃO PÚBLICA DE ABERTURA DOS ENVELOPES REALIZAR-SE-Á NO MESMO LOCAL E DATA, IMPRETERIVELMENTE, ÀS 10H30.
O edital encontra-se disponível para consulta nos sítios www.emtu.sp.gov.br e www.e-negociospublicos.com.br.

PUBLICADO NO D.O.E. - CADERNO EMPRESARIAL EM 29/10/2010.


Fonte: EMTU

http://www.emtu.sp.gov.br/licitacaonova/aviso.htm?ch=541

domingo, 12 de dezembro de 2010

Santos-Na Avenida Conselheiro Nébias, faixa de ônibus só no próximo ano

Trânsito

10 de dezembro de 2010

De A Tribuna On-line


Av. Ana Costa foi a primeira a contar com o corredor

A faixa exclusiva para ônibus na Avenida Conselheiro Nébias, prometida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos para o final deste ano, só será implantada em 2011.

Em reportagem publicada no último dia 16 de setembro, o presidente da CET, Rogério Crantschaninov, havia declarado que até o final deste ano a companhia implantaria faixa nessa via. Mas a empresa voltou atrás alegando que a medida não será adotada neste momento por conta da temporada de verão e das férias escolares, período em que o fluxo de veículos que trafegam na avenida fica abaixo do normal.

No momento, a única via que conta com faixa exclusiva de ônibus é a Avenida Ana Costa, em seus dois sentidos, em horários distintos: das 6 às 9 horas no sentido Praia-Centro e das 17 às 20 horas no sentido Centro-Praia. Mas a empresa já estuda adotar a medida em mais outras duas vias: Avenida Bernardino de Campos (Canal 2) e Rua João Pessoa.

O conceito do uso compartilhado consiste na proibição de estacionamento em determinados períodos, de acordo com o sentido da pista. Da mesma forma que ocorre na Avenida Ana Costa.

Nos corredores de ônibus é permitido parar o veículo apenas para embarque ou desembarque de passageiros, acessar a faixa para entrar e sair do estacionamento de prédios e estabelecimentos e convergir à direita ou sair de vias transversais. Sempre usando a sinalização da luz de seta.

No caso da Avenida Conselheiro Nébias, o uso do lado direito da pista será mais flexível. "Os carros poderão circular nessa faixa também. O grande diferencial será a vaga deixada pelo carro estacionado. Haverá um ganho substancial na mobilidade dos coletivos".


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=69805&idDepartamento=5&idCategoria=2


Santos amplia em duas horas passeios da linha turística

Temporada

11 de dezembro de 2010

De A Tribuna On-line

A linha turística Conheça Santos passa a circular das 9 às 17 horas a partir deste sábado, com saídas do micro-ônibus a cada hora da Praça das Bandeiras (Gonzaga). A ampliação de duas horas na programação se estende por toda a temporada, terminando no dia 13 de março.


Os principais pontos turísticos da Cidade, sobretudo os da orla e do Centro Histórico, fazem parte do percurso. Os turistas podem desembarcar no Parque Roberto Mário Santini, no Memorial das Conquistas, no Palácio Saturnino de Brito, no Monte Serrat e na Praça Mauá.


Na orla, as paradas acontecem nos museus do Mar, Marítimo e de Pesca; Aquário e Pinacoteca Benedicto Calixto. No último horário da linha, entretanto, o tour é apenas panorâmico, sem desembarque.


A passagem custa R$ 10,00 e não há necessidade de reserva antecipada de lugar. Em 2010, a linha turística já transportou aproximadamente 5.300 passageiros.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=69868&idDepartamento=5&idCategoria=2



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

São José do Rio Preto, Edital do transporte será debatido hoje

7 de Dezembro, 2010

Sérgio Menezes
Capello se reúne hoje com empresa para avaliar sugestões de audiência
O secretário de Trânsito, Aparecido Capello, se reúne hoje com representantes da empresa Logitrans, responsável pelo estudo que definirá a nova concessão do transporte coletivo de Rio Preto, para analisar as sugestões de melhorias no sistema de ônibus circular propostas por usuários em audiência pública no mês passado.

Na reunião também serão definidos detalhes do edital de licitação da nova concessão previsto para ser lançado na próxima segunda-feira, dia 13. Capello disponibilizou ontem a ata da audiência pública. “Todas as propostas foram incluídas na ata, mas nem todas serão aproveitadas. Algumas propostas coincidem com as sugestões do estudo realizado pela empresa”, afirmou o secretário.

O documento relaciona as sugestões dos usuários e apontamentos da Logitrans sobre a nova concessão do transporte coletivos. De acordo com o diretor da empresa, Garrone Reck, o novo sistema de ônibus circular deverá ter 54 linhas, com uma frota de 204 ônibus, sendo 61 veículo de tamanho menor - micro-ônibus -, com capacidade para transporte 40 pessoas. Com o novo sistema, 81% das linhas deverão operar com intervalo de até 20 minutos - tempo de espera - entre um ônibus e outro. Atualmente, esse índice é de 59% das linhas.

O estudo prevê ainda a implantação de corredores exclusivos para ônibus nas avenidas Alberto Andaló, Bady Bassitt e nas ruas Pedro Amaral, Prudente de Moraes, Bernardino de Campos e General Glicério. A proposta da empresa também pede a construção de pontos de ônibus ecologicamente corretos, sendo a cobertura de plantas, e que as cores dos ônibus sejam diferenciadas de forma que o usuário identifique os veículos com maior facilidade.

Perimetral

Entre as reivindicações dos usuários na audiência pública, a ata destaca a criação de linhas perimetrais, que não passam pelo Centro da cidade. O edital da nova concessão contemplará esse pedido, linhas de ônibus diretas da zona norte de Rio Preto para o Distrito Industrial (zona oeste) e também para a área dos condomínios residenciais Damha (zona leste).

Corredores

O secretário de Trânsito disse que técnicos da pasta avaliarão a possibilidade da criação de corredores nas avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt. Geralmente os corredores são implantados no lado esquerdo das vias, no entanto, as duas avenidas são cortadas por córregos, o que deixa o asfalto no lado esquerdo menos resistente. “Os engenheiros da Secretaria de Trânsito analisarão a possibilidade de implantar os corredores no lado direto das avenidas”, disse Capello.

Fonte: Diarioweb

http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Politica/39528,,Edital+do+transporte+sera+debatido+hoje.aspx

No México, Volvo vende 409 ônibus

07 de Dezembro de 2010

Holding, com cinco empresas, fez o pedido

transporte de passageiros, volvo busesValor do contrato não foi divulgado

A Iamsa, holding que agrupa as companhias mexicanas ETN, Omnibus de México, API, TAP e Turistar, acaba de adquirir 409 ônibus rodoviários da Volvo. Segundo informações da fabricante, os chassis 9700 começarão a ser entregues ao longo do próximo ano.

Conforme anunciado, os veículos serão montados na planta de Tultitlán, na região metropolitana da Cidade do México, capital do país. Os modelos são equipados com o novo motor de 13 litros, em conformidade com as exigentes demandas da Euro V para emissões de gases de escapamento.

“O principal motivo de termos conquistado esta venda é a nossa cooperação com a Iamsa e suas operadoras”, destaca Per Gabell, presidente da Volvo México. E finaliza: “a Omnibus de México já vinha usando nossos ônibus rodoviários com o novo motor há algum tempo e está muito satisfeita. Isto contribuiu para a decisão das outras operadoras de fazer este grande pedido”.


Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20665-volvo-vende-409-onibus-para-o-mexico

Guarulhos abre rodoviária em aniversário

07 de Dezembro de 2010

Cidade faz 450 anos e festeja com inauguração


A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, comemora na quarta-feira, 8, 450 anos de fundação. Para comemorar a data especial, a Prefeitura da cidade inaugura o Terminal Urbano da Rodoviária de Guarulhos, próximo ao aeroporto internacional de Cumbica.

Com isso, Guarulhos passa a contar com a integração de importantes linhas de ônibus que circulam pela região; 73 veículos de 14 linhas municipais vão utilizar o terminal. A transferência entre os ônibus será gratuita.

Segundo a Prefeitura, a operação das linhas no Terminal Urbano prevê melhorias no acesso a regiões como o Parque Cecap, Aeroporto e Pimentas. No início dos serviços no terminal, os itinerários de linhas que atuam em 14 bairros foram alterados.


Fonte: Webtranspo

http://www.webtranspo.com.br/agencia/20681-guarulhos-abre-rodoviaria-em-aniversario

sábado, 4 de dezembro de 2010

Ônibus: meio de transporte do brasileiro

03 de Dezembro de 2010

Todas faixas de renda usam o modal, diz Ipea

onibus lotadoMaioria dos usuários de ônibus utiliza o transporte para se locomover ao trabalho

O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizou um estudo no qual se constata que os ônibus urbanos continuam com principal modal de mobilidade urbana do País em todas as faixas de renda.

Conforme anunciado, a análise, feita com base na POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que, entre os 25% mais pobres e os 5% mais ricos, houve uma frequência de 23,1% e de 28,4%, respectivamente.

Os dados indicam ainda que é alta a participação dos gastos com transporte público na despesa das famílias mais pobres. O transporte público, segundo o IPEA, consume 8,7% da renda dessas pessoas; enquanto que dos 5% mais ricos, as despesas representavam apenas 0,8% de suas rendas.

“O levantamento aponta um aumento de demanda pelo transporte público, entre 2002 e 2009, com a população mais pobre usando mais o ônibus por causa do emprego e da necessidade de deslocamento diário”, destaca Pedro Humberto Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do instituto.

Segundo ele, a pesquisa revela que a população mais rica tem utilizado mais o transporte individual. O estudo do Ipea mostra também que os 25% mais pobres tiveram frequência maior no uso do transporte pirata (vans, lotadas, moto-táxis, e kombis).

A análise do Ipea comparou os dados de 2002/2003 com os de 2008/2009.

Fonte: Webtranspo / Foto: Milton Jung (CREATIVE COMMONS)

Terminal gaúcho amplia capacidade

02 de Dezembro de 2010


Uruguai passou por diversas melhorias internas

transporte de passageirosEspço recebeu investimento de R$ 108 mil

Com a retomada do uso pleno operacional na última semana – após reformas para revitalizar as instalações – o terminal de ônibus Uruguai, em Porto Alegre (RS), passou a beneficiar aproximadamente 60 mil usuários do transporte coletivo da capital gaúcha.

O local foi remodelado com investimento de R$ 108 mil da prefeitura. A revitalização incluiu intervenções na estrutura, no piso, na cobertura e na parte elétrica do terminal. O espaço também foi adaptado às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida

Todas essas intervenções auxiliarão os trabalhos das empresas que realizam 1.350 viagens ao dia, de acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulaçao). Após o término das obras, retornaram ao terminal as seis linhas que utilizavam provisoriamente o ponto da General Câmara: 255, 346, 180, 188, 272 e 273.

Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20614-terminal-gaucho-amplia-capacidade-diaria-

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

S.Bernardo terá corredor exclusivo de ônibus em 2011

01/12/2010 - TRANSPORTE

S.Bernardo terá corredor
exclusivo de ônibus em 2011

Por: Claudia Mayara (mayara@abcdmaior.com.br)


Cartão Cidadão beneficiará 190 mil passageiros de São Bernardo. Foto: Amanda Perobelli
Cartão Cidadão beneficiará 190 mil passageiros de São Bernardo. Foto: Amanda Perobelli

fotos relacionadas
Anúncio foi feito durante lançamento de mais uma fase do Bilhete Único da cidade

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), aproveitou o lançamento de mais uma etapa do programa Bilhete Único, a categoria Cidadão do Cartão Legal, nesta quarta-feira (01/12), para anunciar os próximos investimentos na área de Transportes. Entre os planos para 2011 estão a implantação de corredores de ônibus exclusivos ao longo das principais vias da cidade, o início das construções dos novos terminais de ônibus e o estudo de aumento da tarifa dos transportes coletivos municipais.

Os corredores de ônibus serão temporais, o que significa que serão exclusivos para uso do transporte coletivo apenas nos sentidos e horários que registram tráfego mais intenso. Dentre as faixas exclusivas estão as vias Faria Lima, Jurubatuba, João Firmino, Galvão Bueno e Vergueiro. “O processo ainda está em estudo, mas sabemos que a fiscalização terá de ficar atenta para multar e proibir os carros de estacionarem ao longo dessas vias nos horários de exclusividade dos ônibus”, explicou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos.

A cidade também deverá iniciar no próximo ano as construções dos dois novos terminais de ônibus, no Alvarenga, que futuramente também servirão como ponto final do metrô leve, e no Rudge Ramos, próximo da avenida Vergueiro. Sobre o possível aumento da tarifa municipal para 2011, o chefe do Executivo garantiu que não existe relação com a implantação do sistema bilhete único. “Antes do programa, São Bernardo já planejava discutir o aumento da tarifa, pois faz dois anos que a cidade não faz o reajuste”, comentou Marinho.

Bilhete Único – Com o lançamento do Cartão Cidadão, São Bernardo beneficiará cerca de 190 mil pessoas, que usam diariamente 58 linhas do transporte coletivo. “Desde julho, as pessoas foram sendo beneficiadas, mas o Cartão Cidadão alcança todos os munícipes”, disse Campos. Antes disso, o sistema de integração tarifária estava sendo usado pelos casos de gratuidade (passageiros que não passavam pela catraca) e usuários de vale-transporte.

No total o Cartão Legal possui nove categorias que permitem aos usuários fazer mais de uma viagem pagando R$ 2,50. A última fase do programa está prevista para janeiro e abrangerá os estudantes. Nos dias úteis, o passageiro pode embarcar em mais de uma linha no período de 90 minutos. Nos finais de semana e feriados, a transferência pode ser realizada em até 120 minutos. Os 337 ônibus da SBCTrans já funcionam com os validadores eletrônicos.

Com relação à integração intermunicipal, Marinho salientou a necessidade de atuação conjunta com o governo estadual. “O grande problema é a administração do caixa de todas as empresas participantes da integração do sistema. O desafio está em como dividir o que for arrecadado”, explicou.

Fonte:http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=25786