A Mercedes-Benz nasceu na Alemanha, em 1926, com a fusão da Benz & Cia. Rheinische Automobil und Motoren Fabrik AG e da Daimler Motoren Gesellschaft. O primeiro modelo fabricado foi um caminhão de 1,5 tonelada, com motor a gasolina, em 1927. O primeiro veículo a diesel foi produzido em 1928 e era um caminhão de 5 toneladas, que usava um motor de 75 HP, 8,5 litros e 6 cilindros.
Em 1931 foi adotado um sistema de designação de veículos usando a letra "L" para Lastwagen (caminhão) e "LO" para ônibus. Os números após essas letras designavam a carga útil em quilogramas do veículo.
O primeiro trólebus Mercedes foi construído nessa época.
Em 1951, um grupo de especialistas brasileiros e técnicos da Daimler-Benz A.G. iniciou os estudos da possibilidade da fabricação de veículos motorizados no Brasil, efetuando- se, inclusive, o planejamento econômico para a instalação dessa indústria no país. Em 7 de outubro de 1953 a Mercedes- Benz do Brasil S/ A inicia a construção do seu parque industrial em São Bernardo do Campo, SP com área de 480.400 m2, na altura do quilômetro 15.166 da Via Anchieta.
Em dezembro de 1955 fundiu-se o primeiro bloco para motor veicular - o motor Mercedes-Benz diesel. Depois, em janeiro do ano seguinte, procedeu-se à usinagem dos blocos e, finalmente, em 28 de setembro de 1956, efetuou-se a inauguração oficial da Mercedes-Benz do Brasil S/A, com o início do funcionamento de suas linhas de montagem, com o caminhão L-312 médio para 5/6 toneladas, com cabina torpedo.
Em abril de 1958 é lançada a série LP-321, com cabina avançada e, finalmente, em julho, o ônibus monobloco 0-321 H, apelidado de "bicudinho". Um ano depois, em abril de 1959, surge o 0-321 HL, com janelas retas. Posteriormente seria lançado o mesmo modelo com janelas inclinadas. Em 1970 foi encerrada a sua produção.
Conheça mais sobre a Mercedes Benz no site:
http://www.milbus.com.br/revista_portal/revista_cont.asp?2156
Fotos: Gabriel e Izaias Corrêa
Em 1931 foi adotado um sistema de designação de veículos usando a letra "L" para Lastwagen (caminhão) e "LO" para ônibus. Os números após essas letras designavam a carga útil em quilogramas do veículo.
O primeiro trólebus Mercedes foi construído nessa época.
Em 1951, um grupo de especialistas brasileiros e técnicos da Daimler-Benz A.G. iniciou os estudos da possibilidade da fabricação de veículos motorizados no Brasil, efetuando- se, inclusive, o planejamento econômico para a instalação dessa indústria no país. Em 7 de outubro de 1953 a Mercedes- Benz do Brasil S/ A inicia a construção do seu parque industrial em São Bernardo do Campo, SP com área de 480.400 m2, na altura do quilômetro 15.166 da Via Anchieta.
Em dezembro de 1955 fundiu-se o primeiro bloco para motor veicular - o motor Mercedes-Benz diesel. Depois, em janeiro do ano seguinte, procedeu-se à usinagem dos blocos e, finalmente, em 28 de setembro de 1956, efetuou-se a inauguração oficial da Mercedes-Benz do Brasil S/A, com o início do funcionamento de suas linhas de montagem, com o caminhão L-312 médio para 5/6 toneladas, com cabina torpedo.
Em abril de 1958 é lançada a série LP-321, com cabina avançada e, finalmente, em julho, o ônibus monobloco 0-321 H, apelidado de "bicudinho". Um ano depois, em abril de 1959, surge o 0-321 HL, com janelas retas. Posteriormente seria lançado o mesmo modelo com janelas inclinadas. Em 1970 foi encerrada a sua produção.
Conheça mais sobre a Mercedes Benz no site:
http://www.milbus.com.br/revista_portal/revista_cont.asp?2156
Fotos: Gabriel e Izaias Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário