quinta-feira, 27 de maio de 2010

( Pesquisadores do RJ apresentam ônibus que não polui o meio ambiente )


Busscar Urbanuss Pluss

Busscar Urbanuss Pluss-Interior
Busscar Urbanuss Pluss - Interior

Busscar Urbanuss Pluss
Hidrogênio


O ônibus faz parte de um projeto para criar, no Rio, um transporte coletivo não poluente, até a Copa de 2014. Já no segundo semestre de 2010, ele começa a circular em uma linha convencional da cidade.

Pesquisadores do Rio de Janeiro apresentaram nesta terça-feira (25) um ônibus que não polui o meio ambiente e com tecnologia 100% brasileira.

Por dentro, parece um ônibus comum. A diferença está no teto, onde ficam as baterias e os cilindros de hidrogênio. Ele é carregado na eletricidade e usa também o hidrogênio combustível. Assim, pode rodar até 300 quilômetros sem parar para reabastecer.

O ônibus tem uma espécie de pilha que faz o motor funcionar. Nela, entram o hidrogênio e o oxigênio da atmosfera. Do processo, resultam energia elétrica e vapor d’água.

“O hidrogênio é um combustível não poluente, e que pode ser produzido a partir de várias fontes, ao contrário do petróleo que utilizamos hoje”, explicou o professor da CoppeUFRJ, Paulo Miranda.

Cinco países, além do Brasil, pesquisam esta mistura de fontes de energia para o transporte. Os veículos estrangeiros soltam vapor pelo escapamento. No modelo criado com tecnologia brasileira, o vapor é aproveitado: vira água e contribui para o funcionamento do sistema.

O ônibus faz parte de um projeto para criar no Rio um transporte coletivo que não polua o meio ambiente, até a Copa de 2014. Já no segundo semestre de 2010, ele começa a circular em uma linha convencional da cidade. Os passageiros vão notar outra vantagem: uma viagem com menos barulho.

“Ele é mais silencioso, não dá aqueles trancos que o ônibus normal dá”, contou uma estudante.


Postagem: Carlos Eduardo / Ônibus da Baixada
Fonte: WWW.G1.COM.BR/JORNAL NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário