sábado, 22 de maio de 2010

(((Letreiros de ônibus terão padrão nacional)))

Letreiros

Os letreiros de identificação dos ônibus serão padronizados em todo o Brasil a partir de julho. De acordo com as novas normas, definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Inmetro, as letras deverão medir 15 cm de altura, o que permitiria a visualização do itinerário do coletivo a pelo menos 50 metros de distância.

As cores utilizadas também serão regulamentadas. Para os letreiros feitos de pano, os caracteres devem ser impressos na cor verde-limão ou amarelo-limão, em fundo preto. Já os letreiros eletrônicos devem ter inscrições em amarelo âmbar ou branco. Estão obrigados a seguir as regras todos os ônibus fabricados a partir de 2002.

FISCALIZAÇÃO

Os novos padrões foram definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto Nacional de Metrologia (
Inmetro). A fiscalização deverá ser iniciada no mês de julho.

O objetivo da medida é acabar com os problemas em relação à leitura e entendimento do destino dos ônibus em todas as cidades brasileiras. Atualmente, cada empresa adota uma forma diferente de especificar as
informações. Algumas empresas no Rio, por exemplo, colocam mensagens aos passageiros nos painéis eletrônicos, além do número e nome do bairro de destino.

Fonte: Terra

Foto: LitoralBus

Postagem: Carlos Eduardo / Ônibus da Baixada

Nenhum comentário:

Postar um comentário