terça-feira, 11 de maio de 2010

Caio Gaviota

Caio Gaivota, lançado em 1966

Caio Gaivota da Única Auto Ônibus S.A.

A Companhia Americana Industrial de Ônibus (CAIO) iniciou suas atividades em 19 de dezembro de 1945, pelo imigrante José Massa – antigo colaborador da Grassi. Em 12 de janeiro de 1946 começam as atividades, com um capital de apenas 4 mil cruzeiros. Aos poucos a Caio passa a ser um sucesso.

Em 1948 é adquirido um novo terreno, no bairro da Penha, em São Paulo. Na mesma época, a Companhia Auto Carroceria C
ermava, do Rio de Janeiro, é incorporada a Caio.

Em 1960, a Caio apresenta a primeira carroceria de estrutura tubular, batizada de Bossa Nova. Nesse mesmo ano, a Caio começa a vender para o exterior, exportando suas carrocerias de vários modelos para a Argentina e Uruguai.

Em 1962 aparece o modelo Jaraguá. Em 14 de outubro desse mesmo ano é fundada a Cia. Americana Industrial de Ônibus do Nordeste, sediada em Jaboatão/PE. No ano de 1964 é lançado o modelo Bela Vista.

Em 1966, no Salão do Automóvel, a Caio lança a carroceria rodoviária Gaivota, introduzindo novidades como toalete, bar, iluminação individual para leitura, carpete, poltronas reclináveis e até cinto de segurança.

Em 1969 nasce a carroceria para micro-ônibus Verona e modelo urbano Bela Vista. Em 1971 surge outra carroceria rodoviária: o modelo Jubileu.

Em 1974, nasce o modelo Gabriela, com pára-brisa panorâmico, e o micro Carolina I. Em janeiro de 1976, o Grupo Caio adquire a fábrica de carrocerias Metropolitana S/A e absorve a tecnologia do duralumínio. No mesmo ano, surge o modelo Gabriela II, com vigia inteiriça e, no ano seguinte, é lançado o modelo rodoviário Corcovado, o primeiro da empresa com estrutura de alumínio.

Em 1980 é desativada a produção da Metropolitana, e é produzido o primeiro modelo Amélia. Também é lançado o modelo rodoviário Aritana.

Em 1982, a Caio inaugura seu parque fabril, na cidade de Botucatu/SP. Com uma área total de 280 mil m², sendo 85 mil m² de área construída, possui atualmente uma capacidade de produção de 40 carrocerias ao dia.

Em 1985 aparece o novo modelo rodoviário Squalo, de linhas arrojadas em alumínio e que seria o modelo de ônibus mais avançado em circulação naquele período no Brasil.

Em 1988 é lançado um dos mais procurados modelos, a carroceria urbana Vitória, produzida em série, na base de 280 unidades/mês. Em 1993 aparece o novo Vitória, com porta de folha dupla e novos pára-choques, menores que os anteriores.

No fim dos anos 90, a Caio passava por sérias dificuldades financeiras. Então, em janeiro de 2001, o Grupo Ruas, constituído por empresas de transporte de pessoas, assumiu o parque fabril e o direito de uso e comércio dos produtos Caio, além de vendas de veículos comerciais, chassis para ônibus, caminhões e automóveis nacionais e importados.

Hoje a marca Caio, que já possui cerca de 60 anos, é de posse da Induscar – empresa encarroçadora de ônibus, sediada em São Paulo. Assim formando a Caio Induscar, que é, atualmente, a líder de produção brasileira no encarroçamento de ônibus urbanos. Além disso, A Induscar, além de comercializar seus ônibus no Brasil, exporta para o exterior, em países como a África do Sul, Chile, Equador, Nigéria, Peru e República Dominicana, entre outros países.

Texto: Via Circular
www.viacircular.com.br


Fotos: Tony Belviso

Divulgação: João Manoel

Postagem: João Manoel (Equipe LitoralBus)

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