domingo, 7 de fevereiro de 2010

Viação Garcia






Viação Garcia

A Viação Garcia vai completar no mês de dezembro de 2008, 74 anos de existência – a idade é a mesma de Londrina, a terceira cidade do Sul do Brasil. A história das duas está intimamente ligada porque, à medida que o município crescia, a empresa se modernizava para atender as necessidades da população.

Os pioneiros chegaram montados em cavalos, cruzando rios e descendo serras, mas uma grande parte do progresso dessa região ocorreu porque os ônibus da Garcia abriam as estradas no meio da mata para transportar os imigrantes e brasileiros de uma localidade à outra.

Contratado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, responsável pela colonização da região, o mecânico alemão Mathias Heim gerenciou o transporte até 1932. Foi quando a Companhia decidiu entregar a concessão do serviço e Heim teve de procurar um sócio que tivesse dinheiro ou, pelo menos, soubesse dirigir.

Acabou encontrando - entre os poucos que sabiam dirigir - o mecânico espanhol Celso Garcia Cid. Juntos, em 1934, com um capital de 100 contos de réis, fundaram a Companhia Rodoviária Heim & Garcia - precursora da Viação Garcia. A empresa começou a operar em janeiro daquele ano com um caminhão adaptado em jardineira. Em dezembro do mesmo ano, Londrina era reconhecida como município.

Desde o começo, Mathias Heim queria deixar a sociedade. Então, em 1937, Celso Garcia Cid publicou um anúncio no jornal O Estado de São Paulo procurando um sócio para comprar a parte de Heim.

É nesse momento que entra em cena José Garcia Villar, também espanhol, que efetuou a compra da participação de Mathias Heim. Assim, a Empresa Rodoviária Garcia & Garcia passou a existir a partir de 1º de fevereiro de 1938.

Da "Catita" - apelido carinhoso do primeiro veículo - até o moderno e confortável Leito-Cama, a história da evolução do ônibus no Brasil está contada na frota da Viação Garcia, conservada até hoje em sua garagem.

Atualmente cerca de 2500 funcionários trabalham em um parque rodante com mais de 500 ônibus, não só o Paraná, mas também os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul são ligados pelas rotas da empresa.

Texto sobre a Viação Garcia:
Extraído do site da empresa

http://www.viacaogarcia.com.br

Fotos: Gabriel e Izaias Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário