10/11/2010 | |||||
Resende A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, apresentará a linha Volksbus 2011 na 8ª Feira Rio Transportes - FetransRio, que acontece entre 10 e 12 de novembro no Rio de Janeiro. A expectativa é que a feira abrigue mais de 100 estandes, apresentando cerca de 70 veículos a sete mil visitantes. Serão apresentados pela montadora o protótipo Volksbus articulado, que fará parte da linha em 2012, o novo micro-ônibus Volksbus 9.150 EOD na versão Plus - com PBT de 9.2 ton, os consagrados VW 15.190 EOD e VW 17.230 EOD com nova transmissão e inovações no modelo rodoviário VW 18.320 EOT. O Volksbus articulado exposto possui motorização traseira, 320 cv, piso alto, suspensão pneumática com ajoelhamento e pode receber carrocerias de a até 18,2 metros. O veículo atenderá todos os requisitos das normas de Acessibilidade (NBR 14022) e de Fabricação de Ônibus Urbano (NBR 15570). O futuro Volksbus articulado é preparado para aplicação em linhas troncais (inclusive BRT) e está em fase de testes. Outra grande novidade da linha Volksbus 2011 ficará por conta do micro-ônibus modelo VW 9.150 EOD Plus. O novo conjunto traseiro (eixo + suspensão) garante ao veículo maior capacidade de carga e possibilita a construção de carrocerias maiores, oferecendo mais espaço para os passageiros. Já reconhecido como o melhor chassi do segmento, o VW 9.150 EOD na opção Plus também está disponível com duas motorizações: Cummins e MWM. Além disso, possui transmissão ZF, eixo traseiro Meritor 13-113, o PBT homologado de 9.200 kg e entre-eixo de 4.300 mm. Os modelos Volksbus 15.190 EOD e 17.230 EOD, veículos especialmente desenvolvidos para aguentar firme as longas jornadas de trabalho do transporte coletivo urbano e também como solução ao serviço de fretamento, poderão agora ser equipados com caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO, sinônimo de modernidade, robustez e tradição no segmento de ônibus. Desta forma, os clientes passam a ter duas possibilidades: caixa de trasmissão ZF ou Eaton. Também estará exposto na FetransRio, o chassi rodoviário VW 18.320 EOT, apresentando o novo sistema de troca de marchas servo-assistido, que agora passa a funcionar com dois cabos e reduz o esforço na troca de marchas em até 60%. Esse novo sistema de acionamento proporciona engates mais curtos e precisos. Além disso, o reposicionamento da torre da alavanca melhora a posição e a ergonomia do motorista ao dirigir. O sistema é completamente selado, por isso, elimina o acúmulo de sujeira nas partes móveis e o travamento e desgaste dos cabos. O veículo ainda conta com suspensão pneumática, amortecedores e freios reforçados, tudo isto o torna mais robusto e ideal para aplicação de transporte de fretamento e rodoviários de curtas/ médias distâncias. Cenário sobre o mercado de ônibus Noventa e quatro por cento dos brasileiros utilizam o ônibus como o seu meio de transporte no dia-a-dia. A frota circulante no País é de 544.710 veículos e a politica de renovação das principais cidades brasileiras é de dez anos de uso, mas os empresários tendem a renovar a frota após o quarto ou quinto ano. A MAN Latin America, vice-líder em vendas domésticas e exportação de ônibus, oferece soluções sob medida para frotistas e transportadores autônomos desde o lançamento de seu primeiro chassi, o VW 16.180 CO, em 1993. No mercado brasileiro de ônibus, a MAN Latin America concentra o maior volume de vendas nos chassis de ônibus urbanos com motor dianteiro e de micro-ônibus, com uma participação de aproximadamente 36% e 25%, respectivamente. Em outubro, o mercado comercializou 3.032 unidades e, em 2010, o volume de vendas atingido foi de 26.540 unidades, apresentando um crescimento de 31% sobre o mesmo período de 2009. Neste cenário, a MAN Latin America comercializou 946 Volksbus em outubro, este é o segundo melhor volume de vendas de todos os tempos e resulta em uma participação de mercado de 31,2% no mês. No total anual, o volume atingido foi de 7.362 unidades e 27,7% de participação, gerando um crescimento de 24% sobre o mesmo período de 2009. Montadora vende três mil ônibus de transporte escolar em zonas rurais A MAN Latin America faz parte do sucesso do Programa Caminho da Escola. A montadora já comercializou cerca de três mil veículos durante as duas primeiras licitações e venceu a terceira. Por isso, tem a possibilidade de oferecer mais quatro mil ônibus ao transporte municipal na rede pública e na zona rural de todo o Brasil. A companhia oferece os modelos Volksbus ORE 02R (sigla para Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio) e ORE 03R (Ônibus Rural Escolar Reforçado Grande). Criado em 2007 para renovar a frota de veículos escolares e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, o Caminho da Escola também padroniza o transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência nos processo de aquisição. Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, o programa federal Caminho da Escola já atendeu 2.697 municípios, financiando 5.721 ônibus escolares em todo o País. O modelo Volksbus ORE 02R tem o comprimento de 9 metros e entre-eixo 5.180 mm e capacidade para 48 alunos. Já o modelo Volksbus ORE 03R chega a 11 metros de comprimento com entre-eixo 5.950 mm e capacidade para 59 alunos. Os modelos possuem motor eletrônico MWM 4.12 TCE, eixo traseiro com bloqueio de diferencial e pneus de uso misto para terrenos escorregadios com lamas ou cascalho e são ideais para o trânsito em área rural. Para isso, os veículos contam com suspensões reforçadas, bem como maiores ângulos de entrada e de saida, devido a redução das dimensões dos balanços dianteiro e traseiro. Os Volksbus podem percorrer estradas de terra em condições severas de piso e relevo, trazendo eficiência às prefeituras e conforto e segurança aos alunos. |
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
MAN Latin America expõe 70 ônibus na FetransRio 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário