sábado, 2 de janeiro de 2010

Bonde conduz passageiros em viagem por 40 pontos históricos

Baixada SantistaSantos


Sexta-feira, 1 de janeiro de 2010 - 11h02

Passeio

Bonde conduz passageiros em viagem por 40 pontos históricos

Luiz Gomes Otero


Créditos: Nirley Sena

Um bom programa turístico, histórico e cultural é viajar no bonde português amarelo (prefixo 193 ­ linha 10), que teve seu trajeto ampliado. No novo roteiro, agora com cinco quilômetros de extensão, estão cerca de 40 pontos turísticos, históricos e culturais do Centro Histórico, como as belezas arquitetônicas e as curiosidades da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Palácio Saturnino de Brito, Monte Serrat, Fonte do Itororó, prédio do Castelinho, Sociedade Humanitária, Catedral de Santos e Teatro Coliseu.

Quem faz o passeio, que funcionará todos os dias até o final de semana, não se arrepende. É impossível deixar de se impressionar com a riqueza da história da Cidade, contada através de seus monumentos e prédios. Motorneiro mais antigo da linha turística, que entrou em atividade no dia 23 de setembro de 2000, Pedro Paulo de Jesus, disse ser comum as pessoas contarem passagens de suas vidas envolvendo o bonde.

"Algumas falam da época em que estudavam. Outras lembram que o casamento começou durante uma paquera em uma viagem feita no passado. O fato é que o bonde está mesmo inserido na memória de quem o frequenta ou de algum, familiar próximo", disse o motorneiro. Ele passou por treinamento no Rio de Janeiro antes de começar a conduzir o bonde pelo Centro Histórico de Santos. Hoje a linha conta com quatro bondes em operação.

O mais antigo, o escocês aberto, da frota extinta da CSTC, precisará passar por uma reforma. Há ainda outros dois italianos e um português, que aguardam a liberação de recursos do Governo Federal para serem recuparados.

Com o novo percurso, os bondes partem da Praça Mauá, seguem até a Praça Rui Barbosa e, na sequência, pelas ruas VasconcelosTavares, Amador Bueno e Frei Gaspar, Avenida São Francisco, Praça Correia de Melo, ruas Bittencourt e Braz Cubas e Praça José Bonifácio.

Em seguida, percorrem as ruas General Câmara, do Comércio, São Bento, Tuiuti, praças Barão do Rio Branco e da República, Rua da Constituição e, novamente, passam pela Rua General Câmara, onde contornam o Paço Municipal pelas ruas Augusto Severo e Cidade Toledo, encerrando o passeio na Praça Mauá. Há dois pontos de parada durante o trajeto: o Palácio Saturnino de Brito (sede da Sabesp) e o Outeiro de Santa Catarina (marco inicial da Cidade e sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos). O preço da passagem foi de R$ 1,00 para R$ 5,00. Mas isso não espantou os turistas.

"Achei o valor justo, pelo fato de o passeio contar com monitor e paradas. É preciso ter uma fonte de recurso para a manutenção", disse o empresário Antenor Miranda. A linha turística funcionará das 11 às 17 horas, com ponto de partida na Praça Mauá, no Centro.


Local: Santos-SP


Fonte e foto:

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=13302&idDepartamento=5&idCategoria=2


Divulgação: LitoralBus

Nenhum comentário:

Postar um comentário