terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ônibus ensina educação ambiental

Estudantes tiveram contato com palestras, vídeos educativos e exemplos acerca da importância do cuidado com o meio ambiente


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Foto: Divulgação
- Os alunos tiveram contato com materiais pedagógicos como murais, fotos e vídeos

Del Rodrigues
Especial para A Tribuna


O vereador Trudpert Allan Leite Riestierer, o Tutinho, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveram a vinda do Eco Bus para Rio das Pedras. O ônibus foi instalado na Praça Donato Marino Neto (Igreja Bom Jesus), na última quinta-feira, 25.

O Eco Bus é um projeto desenvolvido pela Associação Barco Escola da Natureza, através do Programa Voluntário Ambiental. Alunos da rede municipal puderam visitar o veículo modificado, que tem como objetivo levar educação ambiental para a população de diversos municípios.

Durante a apresentação os estudantes tiveram contato com palestras, vídeos educativos e exemplos acerca da importância do cuidado com o meio ambiente. “Foi muito importante esse tipo de atividade com as crianças. Elas podem se tornar agentes multiplicadores no futuro, começando com a conscientização dos seus pais acerca da preservação”, comentou Tutinho.

Alguns exemplos de reciclagem também foram citados aos estudantes, como as sacolas biodegradáveis feitas com amido de milho. “São ações que se praticadas em nosso cotidiano podem redirecionar o futuro do planeta”, disse Tutinho, que afirmou que nos próximos anos pretende que o ônibus se instale na cidade por mais dias. “Acredito que toda a população deva visitar o Eco Bus. Somente através da educação é possível uma conscientização”, comentou.

Projetos ambientais têm como objetivo suscitar a reflexão acerca das modificações que o planeta Terra vem sofrendo no último século, em decorrência da Revolução Industrial, visando ações que minimizem os impactos ambientais. O Eco Bus, com a interatividade dos seus materiais, permitiu que os alunos assimilassem as informações de maneira prática.

Os alunos também tiveram contato com materiais pedagógicos dinâmicos, como o mural com informativos, fotos relacionadas à problemática ambiental, videoteca entre outros. O trabalho desenvolvido pela Associação Barco Escola da Natureza conta com o patrocínio das empresas CPFL Energia, Petrobras, Del Valle, Conpacel e Goodyear.

Fonte:http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=7738

Justiça mantém duas empresas operando sistema de transporte de Mauá

29/11/2010

Com a decisão, 86 novos ônibus continuam servindo bairros como o Jardim Zaíra e o Jardim Sônia Maria
Com o Sistema Municipal de Transportes operando com as empresas Viação Cidade de Mauá (Lote 1) e Viação Leblon (Lote 2) há quase um mês, o Tribunal de Justiça de São Paulo tomou, nesta segunda-feira (29/11), decisão que manteve as duas em operação. A apelação por parte de empresas inabilitadas na licitação do chamado Lote 2 foi remetida de volta à comarca de Mauá. Uma nova data para o julgamento do mérito ainda não foi marcada.

A decisão faz com que o sistema continue a ser operado por essas empresas. Com a mudança, decorrida após processo licitatório, 86 novos ônibus estão operando em Mauá a partir de novembro, em linhas que servem o Jardim Zaíra, o Jardim Sônia Maria e outros bairros. E, desde o início de 2009, a Secretaria de Mobilidade Urbana já foi responsável pela entrada de 132 novos veículos em circulação.

A nova operação tem agradado aos usuários. “São ônibus muito confortáveis”, disse a farmacêutica Leila Leal Bezerra, moradora do Jardim Itapeva.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social

http://www.maua.sp.gov.br/pNoticia.aspx?NoticiaID=932

Novo dono da Garcia assume com investimento inicial de R$ 30 milhões

30/11/2010

O empresário Mário Luft, de São Paulo, assume amanhã o comando da Viação Garcia já anunciando contratações e investimentos.

Em entrevista à FOLHA, ele informou que pretende contratar, pelo menos, 30 funcionários em janeiro e comprar 50 novos ônibus a partir de julho, num investimento aproximado de R$ 30 milhões Segundo o empresário, a negociação com a Viação Garcia foi fechada no último domingo à noite em Londrina Até ontem no final da tarde, a empresa londrinense ainda não confirmava oficialmente a venda

Luft não revelou o valor do negócio, mas disse que ''não chega a R$ 400 milhões'' Quanto às dívidas da Garcia, ele informou que as auditorias realizadas apontam cerca de R$ 100 milhões O empresário, que é presidente da Luft Logistics - um dos maiores grupos de serviços logísticos da América do Sul -, disse que o negócio não está ligado à sua holding e é um ''projeto pessoal'' dele

Luft não revelou se há outros empresários envolvidos no negócio e disse que nenhum de seus três filhos deve participar da administração da empresa, pelo menos, no início Ele informou que chegará em Londrina amanhã de manhã para assumir a Viação Garcia ''com procuração'' ''Só serei o novo proprietário de fato, depois que os poderes concedentes (das linhas de ônibus) derem a sua anuência'', explicou

A transferência do poder acionário precisa da anunência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Segundo o empresário, os dois órgãos devem ser comunicados oficialmente sobre o negócio ainda nesta semana

Conforme Luft, a negociação com a Viação Garcia foi iniciada há cerca de 90 dias e ''afivelada'' há uma semana Ele justifica que o contrato só foi assinado num domingo à noite por falta de horário na agenda dele nos últimos dias ''Já que tinha um compromisso aqui no Sul no final de semana, resolvi convocar meus assessores e advogados para virem a Londrina O pessoal da Garcia concordou e deu tudo certo'', disse ''Esses espanhóis (proprietários da Garcia) são gente muito séria, clara e honesta Nem precisou daqueles contratos leoninos, unilaterais Tudo que se falou, se fez claro''

O patrimônio adquirido, conforme Luft, envolve também as empresas Princesa do Ivaí e Ouro Branco, num total de 562 ônibus, 97 caminhões, 50 equipamentos de apoio (carros, empilhadeiras, entre outros) e 35 garagens espalhadas por vários Estados Ele afirmou que pretende comprar novos ônibus, visando a participação no processo de licitação de cerca de duas mil linhas de ônibus interestaduais que deve ser realizado em 2011 pela ANTT

''É possível que venhamos a fazer integração com outras linhas de ônibus que já temos em alguns outros Estados'', disse, sem dar mais detalhes de quais seriam essas linhas e se estariam ligadas a empresa Leads (ver matéria nesta página), dirigida pela filha dele Hoje, a Garcia opera nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

Quanto às contratações, o empresário não revelou em que setores pretende investir, mas adiantou que, inicialmente, a prioridade é o marketing ''É um setor em qual sempre temos preocupação em investir Vamos deixar a empresa melhor ainda, inclusive com um logotipo mais moderno'', adiantou

Luft descartou a possibilidade de demissões e garantiu que não pretende mudar a sede administrativa de Londrina ''A sede atual é um patrimônio psicológico da empresa Queremos honrar os seus fundadores e funcionários'', destacou.

Por Folha de Londrina

Fonte: Intelog

http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=818291&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=824074&Titulo=Novo%20dono%20da%20Garcia%20assume%20com%20investimento%20inicial%20de%20R%24%2030%20milh%F5es

Greve do transporte coletivo continua na manhã desta terça-feira em Blumenau

30/11/2010

Terminais e pontos de ônibus amanheceram vazios - Gilmar de Souza

Paralisação começou na manhã de segunda-feira

Terminais e pontos de ônibus vazios marcam o início desta terça-feira em Blumenau. O Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol) cumpriu a promessa e está com 100% do serviço parado por tempo indeterminado.

Cobradores e motoristas irão se reunir às 7h30min para uma assembleia organizada pelo sindicato para discutir se manterão, pelo menos, parte dos ônibus funcionando, como exige a lei, ou permanecerão com todo os 258 veículos da frota parados ao longo do dia.

Os trabalhadores entraram em greve na manhã de segunda-feira. Durante a tarde, o sindicato da categoria e as empresas do Consórcio Siga se reuniram novamente para tentar chegar a um acordo.

Porém, pela quinta vez, a negociação fracassou. Os trabalhadores pedem 8,5% de reajuste salarial e R$ 260 de vale alimentação. As empresas oferecem 7% de aumento de aumento e R$ 250


Terminais e pontos de ônibus amanheceram vazios
Foto:Gilmar de Souza


Fonte:http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Geral&newsID=a3125859.htm


Queda de ônibus em rio mata 30 pessoas no Marrocos

30 de novembro de 2010


Moradores assistem enquanto os bombeiros tentam levantar um ônibus que caiu de uma estrada em um barranco com a chuva forte em Bouznika, perto de .... Foto: AFP

Moradores assistem enquanto os bombeiros tentam levantar um ônibus que caiu de uma estrada em um barranco com a chuva forte em Bouznika, perto de Rabat, matando pelo menos 24 pessoas
Foto: AFP

Pelo menos 30 pessoas já morreram por causa das chuvas e inundações em Marrocos, disseram autoridades nesta terça-feira. A agência estatal de notícias MAP afirmou que 24 pessoas morreram quando um ônibus foi arrastado por uma enxurrada na cidade litorânea de Bouznika, ao sul de Rabat.

A fonte disse que continua a busca por pessoas desaparecidas, entre as quais está um "chefe adjunto" da Defesa Civil.

O ônibus, no qual viajava um número indeterminado de passageiros, caiu ao redor das 7h10 local (5h10 no horário de Brasília) no rio Agbar, por causa das fortes chuvas que castigaram a região nas últimas horas.

Segundo as mesmas fontes, os passageiros do ônibus eram trabalhadores de uma fábrica de peças de automóveis que fica em Buznika e, no momento do acidente, retornavam a seus lares em Mohammedia, uma cidade localizada entre Rabat e Casablanca.

Segundo um comunicado do Ministério do Interior, o rei Mohammed VI de Marrocos assumirá pessoalmente as despesas do enterro das vítimas e os custos de hospitalização dos feridos no acidente.

Outras cinco pessoas morreram e seis ficaram desaparecidas nas últimas 24 horas em diferentes partes do país em consequência de ventos e chuvas, que paralisaram a metade norte do Marrocos.

A estrada que une Casablanca ao aeroporto Mohammed V, assim como o acesso ao mesmo por trem, foram fechadas temporariamente.

O Escritório Nacional de Aeroportos explicou que isto causou atrasos nos voos devido à chegada tardia dos passageiros, e afirmou que o acesso a outros aeroportos do país não sofreu alterações por enquanto.

Com informações de agências internacionais


Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4819072-EI294,00-Queda+de+onibus+em+rio+mata+pessoas+no+Marrocos.html

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Transcarioca terá R$ 1,2 bi do BNDES

Novo BRT vai ligar bairro da Tijuca a Aeroporto

25 de Novembro de 2010



Visando ampliar sua estrutura de transporte para atender a demanda de passageiros provenientes da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, a cidade do Rio de Janeiro receberá aproximadamente R$ 1,2 bilhões do BNDES para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca.


O sistema ligará a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte. Anunciados nesta semana, os recursos correspondem a 74,5% do investimento total destinado às obras de infraestrutura (viário, estações e terminais de integração, entre outras) necessárias à operação do BRT.

De acordo com a prefeitura fluminense, o sistema contemplará um corredor viário de duas faixas segregadas, uma em cada sentido, e terá aproximadamente 39 quilômetros de extensão (28 na ligação Barra – Penha e 11 na ligação Penha – Ilha do Governador).

A princípio, os ônibus utilizados serão movidos a diesel. A utilização de carros híbridos ou elétricos é uma possibilidade ainda em estudo. O objetivo é utilizar este projeto como piloto para a racionalização e o ordenamento do sistema de transporte coletivo municipal, por meio de ações estruturais, que permitam integrar os diversos modos (trem, metrô, ônibus, barca e bicicleta).

Fonte: Webtranspo - Foto: Divulgação
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20527-bndes-cedera-r-12-bi-a-transcarioca-

Santos-Ônibus irão utilizar Avenida Perimetral a partir de quarta-feira

De A Tribuna On-line

28 de novembro de 2010
Créditos: Luigi Bongiovanni

Parte dos ônibus que trafegam pela área portuária passa a utilizar a Avenida Perimetral, deixando de acessar a Av. Eduardo Guinle, a partir da próxima quarta-feira. A modificação, de acordo com a Prefeitura, evitará o conflito com o trânsito de caminhões e trens na região do porto.

As linhas que terão alterações são a 29, 100, 191 e 193 (municipais) e 947 e 948 (intermunicipais), todas no sentido Centro/Ponta da Praia. Na mesma direção, apenas os coletivos municipais 25, 61, 158 e intermunicipais 06 e 08 permanecerão trafegando pela Av. Eduardo Guinle.


Na mão de direção oposta (Ponta da Praia/Centro), todas as linhas que atendem o porto passarão a circular pela Perimetral. São elas: as municipais 42, 52, 61, 139, 158 e 194 e intermunicipais 04, 07, 947 e 948. Todos os ônibus dispõem de cartazes no seu interior que avisam sobre as alterações.

Na extensão da Perimetral, os coletivos farão paradas para embarque e desembarque na região da Bacia do Mercado e próximo à Rua Senador Dantas, nos dois sentidos.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=67854&idDepartamento=5&idCategoria=2

A Londres tradicional e elegante

Chás da tarde refinados, disputadas exposições de arte e lojas sofisticadas. Passeie por Mayfair e sinta o sangue aristocrático correndo nas veias

O mundo das compras na Oxford Street

Getty Images

Oxford Street tem opções de lojas mais acessíveis para quem quiser fazer compras na viagem

Se a Bond Street fizer mais pelo seus olhos do que pela vontade de comprar, a Oxford Street fica ali na outra ponta. Ali estão todas as lojas mais populares do mundo, como Zara (242-248, tel. (0)20 7318 2700, e (0)20 7518 1550), H&M (174-176, tel. (0)20 7612 1820, 360-366, tel. (0)20 7518 1630), Uniqlo (nos números 170, tel. (0)20 7307 9671, e 311, tel. (0) 20 7290 7701), para fazer a festa dos consumistas. Grandes lojas de departamentos, como a Selfridge’s, a House of Fraser e a Debenhams, também são boas pedidas.



...e na Regent Street

Getty Images

Outra opção para quem adora voltar de sacolas cheias é passear pela Regent Street


Fonte: IG

Veja a Matéria completa em:

http://turismo.ig.com.br/destinos_internacionais/2010/11/29/a+londres+tradicional+e+elegante+10236643.html

domingo, 28 de novembro de 2010

TCE analisa licitação da ETCD

TCE analisa licitação da ETCD
Por: Rodrigo Bruder (rodrigo@abcdmaior.com.br)

ETCD será entregue à iniciativa privada a partir de oferta mínima de R$ 8,5 milhões. Foto: Antonio Leds
ETCD será entregue à iniciativa privada a partir de oferta mínima de R$ 8,5 milhões. Foto: Antonio Leds
Edital de concorrência pública da ETCD está sob análises do Tribunal de Contas do Estado, e apuração das ofertas não tem data para ser avaliada


O processo de licitação da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) está travado em pelo menos nove dias devido a uma auditoria que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) faz sobre as cláusulas do edital, publicado no dia 16 de agosto. De acordo com o texto os envelopes com as propostas das empresas interessadas em assumir a operação da estatal (responsável por 40% do itinerário) deveriam ser abertos no dia 04 de outubro, porém, de acordo com a Prefeitura as ofertas ainda não foram apuradas por causa dessa análise do TCE.

Em entrevista ao ABCD MAIOR no dia 15 de setembro o prefeito Mário Reali (PT) afirmou que o edital foi confeccionado com o máximo de cuidado para não ser alvo de objeções judiciais. “Analisamos diversos editais, e o nosso ficou muito consistente. Dificilmente será contestado”, garantiu.

A Administração informou, por meio de sua assessoria, que dezenas de empresas encaminharam ofertas, mas não deu detalhes sobre a análise do tribunal. O texto do certame (disponível no site da Prefeitura) diz que a empresa detentora da maior oferta (partindo de um teto mínimo de R$ 8,5 milhões) ficará com a operação da ETCD, que deve ser extinta. O contrato terá duração de 15 anos, prorrogáveis para mais cinco anos.

Antes de concluir a privatização da estatal, o governo Reali tenta amenizar os passivos da empresa, que beiram a R$ 110 milhões e podem prejudicar essa transação. Entre as prioridades financeiras está um débito estimado em R$ 22 milhões contraído junto à Viação Alpina (incorporada ao Grupo da Auto Viação ABC) na década de 1990. A Justiça já determinou que a ETCD quite parte desse montante por meio de depósitos mensais de R$ 450 mil, cujo pagamento não foi efetuado pela estatal, que alega falta de recursos. A Prefeitura tenta celebrar um acordo com a Alpina para assumir esse passivo.

Todos os veículos da estatal (são cerca de 60 ônibus), o terreno e o imóvel em que a ETCD está instalada estão empenhorados por causa das dívidas. A ETCD também acumula um saldo negativo com a viação Imigrantes (detentora de 60% do itinerário). Até setembro último esse débito beirava a R$ 1,9 milhão.


Fonte:

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=24488


Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe LitoralBus)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SP terá frota de ônibus movido a etanol

25 de Novembro de 2010

Scania vai produzir 50 unidades do modelo

scania, ônibus movido a etanol, transporte de passageirosVeículos serão entregues em maio do próximo ano

O etanol acaba de conquistar um novo e importante adepto: o transporte público da cidade de São Paulo. Na manhã desta quinta-feira, 25, a Prefeitura do município, a Scania, a Cosan, a Viação Metropolitana, a SPTrans e a Unica (União das Indústrias de Cana de Açúcar) assinaram um protocolo de intenções para viabilizar a utilização de 50 ônibus movidos com este tipo de combustível na frota paulista.

Sven Antonsson, presidente da Scania Latin America, destaca que “esta é uma excelente solução não apenas pelas qualidades ambientais, mas também pela sua viabilidade em relação à disponibilidade do combustível”.

Para Marcos Jank, presidente da Unica, esta é uma data histórica para o setor sucroenergético brasileiro. “Trata-se de uma quebra de paradigmas. Temos a certeza que esta ação pioneira servirá como exemplo para que outras cidades do País adotem o uso de etanol em suas frotas de ônibus”, comemora.

De acordo com a montadora, todos os veículos serão entregues à Viação Metropolitana em maio do próximo ano. “Os ônibus serão produzidos em nossa unidade de São Bernardo do Campo até abril, quando seguirão para o encarroçamento”, destaca Roberto Leoncini, diretor geral de Vendas e Serviços da fabricante.

Segundo informações do Grupo Metropolitana, da qual a empresa de transporte faz parte, ao que tudo indica, os modelos serão encarroçados pela Caio. “Hoje temos 340 veículos. Com esta medida – que demandará um investimento de aproximadamente R$ 22 milhões – vamos substituir 50 modelos movidos a diesel”, destaca Niege Chaves, presidente do Grupo.

Testes

Segundo informações da Scania, a viabilização deste projeto deve-se aos testes realizados desde 2007 que constatam a eficiência dos motores movidos a etanol. De acordo com dados da montadora, com o uso deste tipo de combustível é possível reduzir em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera.

“Todo o conhecimento a respeito da tecnologia de motores a etanol adquiridos pela Scania com as análises feitas em São Paulo e Estocolmo, na Suécia – que possui hoje 25% da frota circulante com este tipo de combustível – estão nos veículos que serão disponibilizados neste contrato”, destaca Antonsson.

Frota sustentável

Conforme afirmação do secretário de transportes da cidade, Marcelo Branco, este é o primeiro passo para que toda a frota de ônibus do município seja sustentável. “Nossa meta é que em 2018 estejamos com nossa matriz de transportes absolutamente limpa”.

Para que isso aconteça, a prefeitura prevê impulsionar ainda mais o uso de etanol do transporte público além de fomentar a retomada dos tróleibus. “O etanol será a alternativa para onde a rede elétrica não está instalada”. Valores de investimentos para conquistar estes resultados não foram apresentados pelo secretário.

Questão de saúde pública

Além das questões ambientais, outro ponto bastante ressaltado por todos os executivos na cerimônia de assinatura do protocolo foi o benefício à saúde pública. De acordo com uma pesquisa realizada pelo médico Paulo Saldiva, cujos números foram usados para apoiar a iniciativa da capital paulista, aproximadamente quatro mil pessoas morrem anualmente em consequência de problemas causados pela poluição do ar.

O custo da poluição para a saúde, somando-se internações, mortalidade e redução da expectativa de vida, chega a US$ 1,5 bilhão de dólares. “Finalmente entramos em um ciclo benéfico em todas as especificidades. É bom para o setor sucroenergético, para o meio ambiente e para a população”, conclui Jank.


Fonte:Webtranspo: Elizabete Vasconcelos - Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20532-sp-tera-frota-de-onibus-movido-a-etanol

Ônibus irão utilizar Avenida Perimetral a partir do dia 1°

De A Tribuna On-line



Parte dos ônibus que trafegam pela área portuária passa a utilizar a Avenida Perimetral, deixando de acessar a Av. Eduardo Guinle, a partir do dia 1º de dezembro. A modificação, de acordo com a Prefeitura, evitará o conflito com o trânsito de caminhões e trens na região do porto.

As linhas que terão alterações são a 29, 100, 191 e 193 (municipais) e 947 e 948 (intermunicipais), todas no sentido Centro/Ponta da Praia. Na mesma direção, apenas os coletivos municipais 25, 61, 158 e intermunicipais 06 e 08 permanecerão trafegando pela Av. Eduardo Guinle.

Na mão de direção oposta (Ponta da Praia/Centro), todas as linhas que atendem o porto passarão a circular pela Perimetral. São elas: as municipais 42, 52, 61, 139, 158 e 194 e intermunicipais 04, 07, 947 e 948. Todos os ônibus dispõem de cartazes no seu interior que avisam sobre as alterações.

Na extensão da Perimetral, os coletivos farão paradas para embarque e desembarque na região da Bacia do Mercado e próximo à Rua Senador Dantas, nos dois sentidos.


Fonte: Jornal A Tribuna Santos

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=67273&idDepartamento=5&idCategoria=2


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Caio Induscar participa da 8ª FretransRio

Caio Induscar participa da 8ª FretransRio




A Caio Induscar participa da 8ª FetransRio – Feira Rio Transportes, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, nos dias 10, 11 e 12 de novembro.

No evento, a encarroçadora de ônibus expõe seu último lançamento, a carroceria Solar, desenvolvida para fretamento e transportes de curtas e médias distâncias. Também leva a o urbano Apache Vip, um Mondego articulado, o midi Foz Super e um Millennium 15 metros.

A carroceria Solar tem a maior largura da categoria, 2.600 mm, proporcionando maior conforto para os passageiros: mais espaço para movimentação no interior do veículo, diversas configurações e espaçamento, de acordo com a distribuição de poltronas. A largura do corredor supera o que é exigido por normas vigentes.

O urbano Apache Vip é líder de vendas da encarroçadora por oferecer facilidade de manutenção, resistência, conforto e ergonomia, economia e maior visibilidade para o motorista.

Já o midi Foz Super, é um veículo versátil, possui peças internas em plástico, com excelente acabamento e fácil manutenção.

O articulado Mondego, ideal para sistemas BRT’s (Bus Rapid Transit) e grandes corredores urbanos, e Millennium de 15 metros, entre outros diferenciais, têm menor custo por passageiro transportado e atendimento da demanda de forma mais equilibrada.

A feira contará com cerca de 100 estandes e 70 ônibus, em seus 15 mil metros quadrados. Durante a programação, acontece o 14º Congresso sobre Transporte de Passageiros - Etransport, que aborda, em fóruns e painéis, assuntos relativos ao desenvolvimento sustentável para a mobilidade de pessoas, funcionamento racional das cidades e uso adequado das tecnologias disponíveis.

Para a Caio Induscar, é muito importante participar de eventos que contribuem com o desenvolvimento do transporte, facilitando a mobilidade de milhares de pessoas.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Polícia em cidade espanhola faz patrulha de ônibus por falta de dinheiro

BBC Brasil | 23/11/2010

Sem verba para consertar ou comprar viaturas, policiais observam a cidade pela janela dos veículos públicos


Policiais de uma cidade no sul da Espanha estão sendo obrigados a fazer patrulhas a pé ou de ônibus por falta de dinheiro. A prefeitura da cidade de La Línea de la Concepción admitiu que não tem verba para consertar as viaturas ou para comprar novos veículos. A crise é tamanha que falta dinheiro até para pagar as contas de luz.

Foto: BBC

Policiais fazem patrulha dentro de ônibus em La Línea de la Concepción

"Patrulhar a pé ou de ônibus não me parece nenhum problema gravíssimo", descreveu o prefeito Alejandro Sánchez em uma sessão plenária as autoridades municipais.

O prefeito batizou o novo estilo de patrulhamento como "polibus", um sistema que ele afirma ter copiado de outros países (sem dizer quais) até que o "problema de falta de liquidez seja resolvido".

Desde 15 de novembro, os policiais têm que pegar ônibus de linhas públicas e monitorar as ruas olhando pela janela em busca de incidentes. Como passageiros normais, os guardas entram uniformizados nos veículos, se posicionam ao lado de janelas e vigiam a cidade, dividida por zonas, segundo os trajetos dos ônibus. No caso de avistar alguma ocorrência que exija intervenção policial, eles deixam o ônibus no próximo ponto ou comunicam-se com outros policiais para que estes cheguem a pé o mais rápido possível ao local.

'Terceiro mundo'

Das nove viaturas da prefeitura, apenas uma está circulando, porque o restante está em oficinas mecânicas ou impedido de sair por excessos de multas. O sindicato da polícia espanhola definiu a situação como "típica do terceiro mundo".

O secretário-geral do Sindicato Unificado da Polícia, Francisco Camacho, disse que "a questão é lamentável". "Ninguém pode imaginar 50 policiais por turno todos os dias patrulhando uma cidade a pé", alegou. "Em uma emergência, não podemos fazer nada. As pessoas reclamam, mas se um policial tem que esperar um ônibus para chegar até o local da urgência... é uma loucura", disse em entrevista coletiva.

O prefeito confirmou que "as viaturas estão fora de serviço porque não passaram a Inspeção Técnica de Veículos (IPVA espanhola) e (porque) falta liquidez para todos os consertos e multas". Mas disse que está negociando com uma empresa um empréstimo de veículos para emergências e que espera resolver o problema em um prazo de dois meses.

Turistas e drogas

A cidade de La Línea de la Concepción tem cerca de 70 mil habitantes e faz fronteira com o território britânico de Gibraltar. Além de monitorar o trânsito de turistas que cruzam ambos os países, a polícia vigia o movimento dos barcos e balsas para coibir o tráfico de drogas do norte da África para a Europa.

Por causa da situação, partidos de oposição e representantes da polícia acusam o prefeito de desorganização e descaso. O Sindicato da Polícia Municipal já entrou com um processo judicial contra a prefeitura de La Línea de la Concepción e fez uma queixa oficial à Direção Geral de Tráfico.

O presidente deste sindicato, Juan Carlos Serrano, disse à BBC Brasil que, antes de começarem a patrulhar a pé ou de ônibus, os policiais apresentaram várias alternativas ao município, mas não houve acordo. Uma das opções oferecidas seria a de providenciar o conserto de motos antigas. "Mas estão em estado tão precário, que você olha e nem acredita que aquilo é um veículo", completou.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fluminense reforça “Seleção Volksbus”

22 de Novembro de 2010

Clube recebeu modelo para transportar jogadores

transporte de passageiros, ônibus volkswagenVeículo recebeu pintura personalizada escolhida pelos torcedores do clube

No último sábado, 20, o Fluminense passou a fazer parte da “Seleção Volksbus”. Na ocasião, o clube carioca recebeu um ônibus Volkswagen 18.320 EOT adaptado para o transporte de sua comissão técnica e jogadores.

“Os modelos entregues aos times de futebol do Brasil possuem alta tecnologia comparada aos veículos utilizados por times europeus”, garante Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Segundo informações da fabricante, o ônibus possui pintura exclusiva. A personalização foi escolhida por meio de uma enquete no site oficial do clube. Ao todo, foram computados quase dez mil votos, em apenas uma semana. A pintura vencedora, com mais de 65% da aprovação dos torcedores, foi criada pelo ilustrador carioca Gilberto Zavarezzi.

Além disso, o veículo está equipado com câmbio automático, poltronas em couro com repousa pernas, três telas de LCD, toalete e ar condicionado. Atualmente, 13 times do futebol nacional, além da Seleção Brasileira, utilizam ônibus da marca para o transporte de seus jogadores. O projeto foi iniciado em março de 2009.


Fonte:Webtranspo - Foto: Divulgação

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20471-fluminense-reforca-selecao-volksbus

Exposição resgata memória do ônibus

22 de Novembro de 2010

Organizador deseja criar um museu para o segmento

Ônibus Mercedes-Benz, modelo 1966 integrou a exposição

Criar um movimento no sentido de estimular a preservação da memória do transporte por ônibus no Brasil. Com esta ideia, Antonio C. Kaio Castro deu vida ao 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, em 2005. O que teve início timidamente no pátio da Expresso Redenção, com apenas oito veículos, hoje conta com um número aproximadamente seis vezes maior de modelos participantes e pode resultar na implantação de um museu.


O projeto deu tão certo que a organização se sentiu na obrigação de estender o espaço da exposição também para caminhões. “Levamos em conta que todo empresário de ônibus começou sua vida profissional com caminhão ou possui um modelo antigo guardado em seus galpões”, ressalta Kaio.

A quinta edição do evento aconteceu neste fim de semana no Memorial da América Latina, em São Paulo, e reuniu 26 unidades de ônibus e jardineiras, 22 caminhões e quatro caminhonetes de variadas montadoras. Além disso, o clube cedeu espaço para que colecionadores e miniaturistas expusessem suas raridades. A previsão inicial era ultrapassar o número de visitantes do ano passado, que chegou a cinco mil pessoas.

Laudelino Gimenes, primeiro motorista da Viação ABCQuem teve a oportunidade de comparecer ao evento “Expo Viver, Ver e Rever a Revolução”, patrocinado pela Mercedes-Benz, pôde fazer uma viagem no tempo ao visualizar de perto alguns dos modelos que compuseram a história. Um exemplo foi o carro de bombeiro da década de 1920 e um caminhão GMC de 1951, além ônibus do escolar da marca International e o minibus 1975 da Viação Colombo.

Outra oportunidade ímpar foi entrar na jardineira 1956 da Auto Viação ABC, que atualmente transporta passageiros entre a cidade de São Bernardo do Campo e Santo André, em SP, e conhecer um pouco das histórias do senhor Laudelino Gimenes, o primeiro motorista a dirigir um ônibus da companhia.

Museu

Além de proporcionar um momento de confraternização para os amantes dos “velhinhos”, Kaio trabalha em um projeto que vai além da simples exposição: a criação do primeiro museu nacional específico para o segmento. O empresário revela que o tema está em andamento com o deputado paulista Bruno Covas, para que possa ser viabilizado.

“Se você viajar pela Europa, perceberá que o Velho Continente sempre se mobilizou para preservar a memória do transporte, como um museu que existe em Londres. E por que não fazer um projeto semelhante no Brasil? A confraternização é legal, mais existe um objetivo muito mais profundo por trás deste evento”, frisou o executivo.

GMC ano 57 também esteve entre os destaquesSegundo ele, o dia 30 de novembro foi instituído como “Dia da Preservação da Memória dos Transportes por Ônibus”. Outro projeto que tramita na Câmara Municipal é a inclusão do evento no calendário Turístico do Estado de São Paulo. Um dos objetivos é integrar a exposição na Lei Rouanet, a fim de trazer novos incentivos financeiros.

Fonte:Webtranspo: Marco Garcia - Fotos: André Cardoso

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/20486-exposicao-resgata-memoria-do-onibus-

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